Tatiana Rihan, nossa ex-aluna de duas pós-graduações, é fundadora da Konzup, uma agência de marketing digital para o setor de turismo. Seu desejo em empreender teve início quando iniciou seu MBA em Marketing Digital no Infnet.
“Já estava querendo empreender e tentei dar continuidade a um antigo projeto da faculdade. Não foi para frente e acabei trabalhando em um novo projeto que viraria minha primeira startup, focada em marketing promocional e pesquisa de mercado. Consegui alguns clientes como a empresa Coco Legal, participei do programa de pré-aceleração Shell Iniciativa Jovem e até fui expor minha startup na feira de tecnologia Tech Crunch Disrupt em São Francisco, Califórnia.”
Tatiana enfrentou desafios, que resultaram em uma mudança, transformando sua startup em um empreendimento para análise de dados e geração de leads qualificados, focada no mercado de turismo.
“Com essa startup participei do programa de aceleração Start-Up Chile, recebi o investimento e fiquei em terceiro lugar no Demo Day. Em seguida, participei do SEED MG em Belo Horizonte, onde terminei de construir meu MVP, e depois fui novamente para um segundo programa do Start-Up Chile. Lá eu fiz um piloto com a LATAM travel e consegui mais clientes. Participei também do programa de aceleração do Facebook, o FbStart Accelerator e fiquei no TOP 20. Por último, participei do Singapore Tourism Accelerator, e quase fui morar em Singapura, mas por causa da pandemia o programa aconteceu online.”
Mas enfrentar desafios é parte de toda startup , e Tatiana precisou trabalhar em problemas técnicos de conexão com as redes sociais.
“Então, novamente tive que pivotar, acabei fechando a empresa e abri a Konzup, minha empresa atual que trabalha com o propósito de democratizar o acesso e o entendimento aos dados. As empresas de turismo têm acesso aos dados de tendências e insights do mercado de turismo, treinamentos online onde ensinamos na prática como usar e como ter resultados com esses dados e informações, e em breve muito mais novidades. Acabei de fazer o pré-lançamento do SaaS e no final de novembro, faremos o lançamento oficial.”
Tatiana contou que sua empresa prestou serviços de consultoria em Conteúdo Digital para a Fundação Roberto Marinho, SEBRAE e Canal Futura com o curso ‘Dando o Play no Futuro: Ferramentas para a Ação’.
Atualmente, ela está participando do Google for Startups Cloud Program.
“O momento em que estamos vivendo está marcado por rápidas mudanças, incluindo alterações no comportamento humano relacionadas à tecnologia.”
Tatiana compartilhou um pouco de como o Infnet a ajudou na construção de sua carreira atual.
“Quando fiz a faculdade de publicidade, queria ser diretora de arte, por isso fiz os cursos e a pós, mas mudei de interesse para marketing. Hoje tenho skills em pacote Adobe e estratégias de marketing digital, incluindo muita técnica e prática pelo fato de ter estudado no Infnet. ”
Contou também sobre qual disciplina mais gostou:
“Gostei da teórica de cibercultura e também da parte prática onde tivemos que criar um projeto digital, como se fosse uma startup.Tive experiências muito boas de ensino, qualidade dos computadores, professores, aulas, e o famoso coffee break. Pretendo mais pra frente estudar inteligência artificial no Infnet.”
Para finalizar, ela deixou um conselho especial para quem está começando agora.
“Estude muito, mas também bote em prática o que aprendeu. Se não tiver oportunidade de botar em prática no seu trabalho ou estágio, crie um projeto seu ou para algum amigo, apenas para treinar, e mostrar resultados práticos, podendo servir muito como portfólio. Muitas vezes o caminho é cansativo, mas não desista, busque ajuda terapêutica e pratique um esporte, a vida não é só produtividade de trabalho e estudo. Quando você está mais relaxado e tranquilo, você é muito mais produtivo.”
Parabéns, Tatiana! Desejamos cada vez mais sucesso para você e sua empresa! 👏