GRADUAÇÃO
FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
A graduação em Engenharia de Computação forma engenheiros de alto nível capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas, incluindo o planejamento e construção de computadores, periféricos e sistemas que realizem a integração entre hardware e software.
A ÁREA DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
PROCESSO SELETIVO
Para ingressar no curso de Engenharia de Software você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS
INFORMAÇÕES DO CURSO
Próxima turma
18/08/2025 no turno da manhã, com aulas diárias
Duração
Cinco anos, divididos em dez projetos semestrais.
Mensalidade
R$ 4.694,00
Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.
Local
R. São José, 90 - Centro,
Rio de Janeiro.
FUNDAMENTOS DO CURSO

100% em Laboratório
Em uma workstation por aluno, suas aulas serão práticas, de qualidade e com os melhores softwares do mercado.

Certificações
A graduação ajuda na preparação para certificações válidas internacionalmente, de empresas como a Microsoft e a Oracle.

Software + Hardware
Aprenda desde o planejamento e construção de computadores até a integração entre hardware e software, com foco em automação, IA, Machine Learning, iOT, Big Data e Wearables. Torne-se também um Engº de Software adicionando um ano de estudo após sua formação!

Projetos de Mercado
O aprendizado é construído ao redor de dez grandes projetos reais, baseados nos desafios iguais aos do mercado de trabalho. Você desenvolve uma sólida formação multidisciplinar em hardware e software, podendo trabalhar em diversas áreas.

Tecnologias de Ponta
Aprendendo as tecnologias mais desejadas do mercado, como Python, SQL, APIs, Data Science, HDL, entre outras, você se qualifica para ocupar vagas no Brasil e no Exterior.

Alta Empregabilidade
Com um mercado em expansão, a área de Computação oferece cargos bem remunerados para profissionais bem qualificados.

Professores de Mercado
Você tem aulas com gente que desenvolve, empreende e além disso tem excelente formação acadêmica.

Conecte-se
Estude e conviva presencialmente com profissionais de alto nível. Crie uma rede de contatos com professores e colegas que irão te auxiliar pelo resto da vida.
CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

OMG Certified UML Professional

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer
METODOLOGIA DE ENSINO
Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos presenciais que engajam mais, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa para o mercado de trabalho.
É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.
MATRIZ CURRICULAR
Fundamentos do Desenvolvimento de Software
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Programação Web com HTML 5 e CSS 3
Disciplina 2: Programação Web com JavaScript I
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Interatividade em Páginas Web
Disciplina 4: Programação Web com JavaScript II
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software
Entregável: Relatório com exercícios práticos que envolvem a implementação de artefatos de software em HTML5, CSS3 e JavaScript, incluindo código-fonte e documentação. Os desafios são baseados em plataformas do mercado
PROCESSAMENTO DE DADOS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Visualização de Dados e Introdução SQL
Disciplina 2: Fundamentos de Programação com Phyton
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Fundamentos de Modelagem Relacional e SQL
Disciplina 4: Fundamentos de Phyton para Processamento de Dados
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Processamento de Dados
Entregável: Relatório com exercícios práticos sobre processamento de dados em Python e SQL, incluindo código-fonte, documentação e modelagem. O aluno deve criar um software com conexão a banco SQL, análise de dados em Python e um dashboard no Google Looker/Data Studio.
DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM FRAMEWORKS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Mobile-first UI com React
Disciplina 2: Fundamentos de React
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Desenvolvimento Mobile com React Native
Disciplina 4: Desenvolvimento Web com React
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-End com Frameworks
Entregável: Desenvolvimento de front-ends com Scrum, criando uma interface Web reativa com fluxo de dados entre páginas e um app móvel multiplataforma com NativeBase. Inclui documentação dos casos de uso, do processo de desenvolvimento e da aplicação da metodologia Scrum.
DESENVOLVIMENTO BACK-END
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Fundamentos de Desenvolvimento com Java
Disciplina 2: Fundamentos de Desenvolvimento com C#
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Desenvolvimento de Serviços Web com Java
Disciplina 4: Desenvolvimento de aplicações MVC com C#
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-End
Entregável: O desenvolvimento de sistema de backend utilizando o método RUP de desenvolvimento de software, implementando um serviço de API conectado a um banco Mongo DB, utilizando a linguagem JAVA ou C#. Os artefatos devem ser acompanhados de documentação dos casos de uso sendo implementados, do processo de desenvolvimento e da utilização do RUP.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Estrutura de Dados e Algoritmos Avançados I
Disciplina 2: Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Estrutura de Dados e Algoritmos Avançados II
Disciplina 4: Arquitetura de Redes de Computadores
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Ciência da Computação
Entregável: Desenvolvimento de um software paralelizado e distribuído para processar algoritmos complexos que exigem alto poder computacional, acompanhado de uma análise quantitativa e qualitativa do impacto dessa arquitetura.
ENGENHARIA DE SOFTWARES ESCALÁVEIS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços
Disciplina 2: Melhores Práticas em DevOps
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Padrões de Arquitetura de Microsserviços
Disciplina 4: Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia de Softwares Escaláveis
Entregável: Software com modelo de negócios inovador, criado com DevOps e publicado em nuvem. Segue boas práticas de segurança, implementa microsserviços, entrega contínua e regras de negócio complexas na engenharia de software.
IOT E DATA SCIENCE
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Matemática para Data Science e Machine Learning
Disciplina 2: Internet of Things (IoT)
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Data Analytics, Data Science e Machine Learning
Disciplina 4: Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: IoT e Data Science
Entregável: Desenvolvimento de uma solução baseada em dados coletados por sensores conectados à nuvem, com relatório explicando o funcionamento, a proposta de valor e os impactos econômicos, financeiros e ambientais da ideia.
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Introdução à Matemática para Processamento Digital de Sinais
Disciplina 2: Introdução ao Processamento Digital de Sinais
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Matemática para Processamento Digital de Sinais
Disciplina 4: Processamento Digital de Sinais
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia Disciplinada de Softwares
Entregável: Desenvolvimento de um software voltado ao tratamento de sinais, com foco em processamento em tempo real ou de grandes volumes de dados já coletados. A solução não precisa incluir sensores físicos.
SISTEMAS DIGITAIS EMBARCADOS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Fundamentos de Eletrônica Digital
Disciplina 2: Desenvolvimento Assembly para ARM: Simuladores
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Sistemas Embarcados com FPGA
Disciplina 4: Desenvolvimento Assembly para ARM: Wearables & IoT
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Sistemas Digitais Embarcados
Entregável: Desenvolvimento de um sistema embarcado com explicação dos princípios aplicados. A entrega deve incluir uma visão geral sobre o funcionamento e a documentação do que foi criado em software e hardware.
SISTEMAS ROBÓTICOS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Fundamentos de Sistemas Robóticos com ROS
Disciplina 2: Fundamentos de Visão Computacional
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Aplicações Robóticas com ROS
Disciplina 4: Veículos Autônomos
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia Disciplinada de Softwares
Entregável: Criação de um sistema robótico simulado, com um carro autônomo que reage a desafios e um drone que percorre trajetos evitando obstáculos. O projeto deve apresentar como as soluções foram pensadas e treinadas.
EMPREGADORES DOS NOSSOS ALUNOS
Estas são algumas das empresas em que alunos formados nas nossas graduações trabalham ou trabalharam
















DEPOIMENTOS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO
Confira os depoimentos de alguns dos nossos alunos da graduação em Engenharia da Computação.

Cristina de Assis
"Após relatos positivos de amigos e familiares, que já se especializaram na instituiçao, resolvi entrar no Infnet e ter a minha própria experiência. Além de ser uma faculdade bem vista no mercado, o Infnet nos dá a oportunidade de realizar matérias eletivas, onde são ministrados por profissionais de grandes empresas de tecnologia. Há o ganho do aprendizado e o incremento do meu networking. Outra qualidade da instituição é o modelo CBL+PBL, que permite aos alunos um portfólio diverso com os projetos feitos durante cada bloco. Isso aumenta nossas chances de oportunidade profissional em boas empresas do mercado de tecnologia, além de poder compartilhar conhecimentos com pessoas que estão entrando na área."
PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?
FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
NOME DO CURSO
Engenharia de Computação
FOCO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Plataforma Java para aplicações. Cloud Computing, Inteligência Artificial, Circuitos Digitais, IoT, Data Science, Robótica e Automação.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de alta empregabilidade
nas áreas de engenharia de software e de hardware,
com tecnologias de uso corrente pelo mercado.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software ou Engenheiro de
Computação e permite continuação dos estudos em
PósGraduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a
participação em concursos públicos
CARGA HORÁRIA
DURAÇÃO
Estimada em cerca de 5 anos.
O aluno que completar o curso de Engenharia de Computação e desejar obter também o diploma em Engenharia de Software deverá cursar um bloco da graduação de Engenharia de Software. Ou seja, o aluno pode obter ambos os diplomas em 23 trimestres letivos (cerca de 6 anos).
MEC
Autorizado pela Portaria 1398 de 18/09/2009, publicada no diário oficial no dia 21/09/2009, para a modalidade presencial. Reconhecido pela Portaria 819, de 29/10/2015. Renovação de Reconhecimento pela portaria 918, de 27/12/2018, publicada no diário oficial no dia 31/08/2018.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial. Nota
4,2 em 5 pelo MEC em infraestrutura, no
reconhecimento.
CERTIFICAÇÕES
Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.
CORPO DOCENTE
Reconhecido pelo MEC com nota 4,8 em 5,0
DESTAQUES
Forma profissionais prontos para trabalhar com
software, hardware e sistemas embarcados. O setor
de software no Brasil é um segmento de salários
altos e vagas sobrando. O salário médio de um
gerente de sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo
estagiários ganham bolsas significativas: a bolsa
média de estágio em engenheria no Brasil é de
R$2.008,00 para alunos do último ano
(fonte: Exame/Robert Half)
PRINCIPAIS CARGOS
Engenheiro de Software, Desenvolvedor de
Sistemas Embarcados, Projetista de Hardware,
Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista
de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas,
Gerente de Sistemas, Projetista de
Sistemas de Software e Projetista de Testes.
CURRÍCULO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Licenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
OBSERVAÇÕES
É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes e horários em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.