GRADUAÇÃO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
A Faculdade de Engenharia de Software prepara engenheiros capazes de projetar e desenvolver soluções de software complexas, dominando todas as etapas da construção de software de diferentes portes, usando diferentes tecnologias, arquiteturas, metodologias e estratégias de gestão de projetos.
A FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Prepare-se para uma carreira de sucesso na área de tecnologia com a Graduação em Engenharia de Software da Faculdade Infnet.
Ao cursar Engenharia de Software, você obtém uma formação completa e atualizada e se forma na melhor graduação para quem deseja aprender e trabalhar com desenvolvimento de sistemas e software em geral. Trata-se de um bacharelado de 4 anos super reconhecido na academia e no mercado de trabalho.
Com uma metodologia inovadora, nossa graduação é perfeita para quem busca uma formação de prestígio que combina a profundidade da engenharia com todas as tecnologias mais atuais da área de sistemas. Na Faculdade de Engenharia de Software do Infnet você irá explorar todo o processo de concepção, análise e desenvolvimento de software, aprendendo sobre diferentes metodologias, softwares escaláveis e distribuídos, arquitetura de microsserviços, computação na nuvem, métodos ágeis, aplicação e desenvolvimento de IA (inteligência artificial), desenvolvimento seguro, full stack, devops e várias tecnologias e linguagens específicas de mercado, como JavaScript, Python, Java, SQL, .NET e muito mais.
Confira mais informações no vídeo "Que profissão é essa? - Engenharia de Software!"
PERGUNTAS FREQUENTES
As aulas são 100% em laboratórios equipados com uma workstation por aluno, equipados com os softwares mais utilizados no mercado.
Com uma metodologia de ensino própria PBL+CBL, no curso de engenharia de software os alunos aprendem na prática. Desenvolvendo softwares complexos e usando arquiteturas, metodologias e estratégias diferentes.
A graduação é organizada em 16 trimestres letivos ao longo dos quatro anos, com um projeto de bloco por semestre, para colocar em prática tudo que foi aprendido, exatamente como é no mercado de trabalho.
Além disso, todas as aulas são gravadas. Possibilitando que, em casos de ausência, os alunos possam acessar e acompanhar as aulas, mesmo a distância, para assegurar que nenhum conteúdo seja perdido.
A graduação em Engenharia de Software prepara o aluno para carreiras como as de Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software e Projetista de Testes.
Formando profissionais qualificados para um mercado em expansão, o curso de Engenharia de Software projeta oportunidades em empresas de todos os portes, nacionais e internacionais.
Na cidade do Rio de Janeiro, Engenheiro de Software ganha entre R$ 10.991,29 e o teto salarial de R$ 21.267,77.
A média salarial fica em R$ 11.299,90 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.
Fonte: salarios.com.br
PROCESSO SELETIVO
Para ingressar no curso de Engenharia de Software você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS
INFORMAÇÕES DO CURSO
Próxima turma
18/08/2025 no turno da manhã, com aulas diárias.
Duração
Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.
Mensalidade
R$ 4.694,00
Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.
Local
R. São José, 90 - Centro,
Rio de Janeiro.
FUNDAMENTOS DO CURSO

APRENDIZADO PRÁTICO
Em uma workstation por aluno, suas aulas são intensamente práticas e com os melhores softwares do mercado.

Certificados Internacionais
A graduação ajuda na preparação para certificações válidas internacionalmente, de empresas como a Microsoft e a Oracle.

Networking
Estude e conviva presencialmente com outros profissionais de alto nível, crie uma rede de contatos com professores e colegas de estudo e destaque-se no mercado.

Projetos de Mercado
O aprendizado é construído ao redor de oito grandes projetos reais, baseados nos desafios iguais aos do mercado de trabalho.

Visão Sistêmica
Forma profissionais com uma visão sistêmica das fases do processo de desenvolvimento de software: concepção, desenho, implementação, testes e segurança.

Alta Empregabilidade
Com um mercado em expansão, a área de desenvolvimento precisa de profissionais qualificados, em cargos bem remunerados e há oportunidades em empresas de todos os portes.

Engenharia de Software
Você aprende de verdade a construir softwares complexos, de grande porte, usando diferentes arquiteturas, metodologias e estratégias, tornando-se um profissional disputado no mercado de trabalho.

Full Stack
Torne-se um desenvolvedor full stack e aprenda desde o front-end, através da criação de interfaces de sites, softwares e aplicativos em geral, até o back-end, por meio da programação em servidores.
CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

OMG Certified UML Professional

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer
METODOLOGIA DE ENSINO
Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos presenciais que engajam mais, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa para o mercado de trabalho.
É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.
MATRIZ CURRICULAR
Fundamentos do Desenvolvimento de Software
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Programação Web com HTML 5 e CSS 3
Disciplina 2: Programação Web com JavaScript I
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Interatividade em Páginas Web
Disciplina 4: Programação Web com JavaScript II
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software
Entregável: Relatório com exercícios práticos que envolvem a implementação de artefatos de software em HTML5, CSS3 e JavaScript, incluindo código-fonte e documentação. Os desafios são baseados em plataformas do mercado
PROCESSAMENTO DE DADOS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Visualização de Dados e Introdução SQL
Disciplina 2: Fundamentos de Programação com Phyton
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Fundamentos de Modelagem Relacional e SQL
Disciplina 4: Fundamentos de Phyton para Processamento de Dados
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Processamento de Dados
Entregável: Relatório com exercícios práticos sobre processamento de dados em Python e SQL, incluindo código-fonte, documentação e modelagem. O aluno deve criar um software com conexão a banco SQL, análise de dados em Python e um dashboard no Google Looker/Data Studio.
DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM FRAMEWORKS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Mobile-first UI com React
Disciplina 2: Fundamentos de React
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Desenvolvimento Mobile com React Native
Disciplina 4: Desenvolvimento Web com React
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-End com Frameworks
Entregável: Desenvolvimento de front-ends com Scrum, criando uma interface Web reativa com fluxo de dados entre páginas e um app móvel multiplataforma com NativeBase. Inclui documentação dos casos de uso, do processo de desenvolvimento e da aplicação da metodologia Scrum.
DESENVOLVIMENTO BACK-END
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Fundamentos de Desenvolvimento com Java
Disciplina 2: Fundamentos de Desenvolvimento com C#
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Desenvolvimento de Serviços Web com Java
Disciplina 4: Desenvolvimento de aplicações MVC com C#
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-End
Entregável: O desenvolvimento de sistema de backend utilizando o método RUP de desenvolvimento de software, implementando um serviço de API conectado a um banco Mongo DB, utilizando a linguagem JAVA ou C#. Os artefatos devem ser acompanhados de documentação dos casos de uso sendo implementados, do processo de desenvolvimento e da utilização do RUP.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Estrutura de Dados e Algoritmos Avançados I
Disciplina 2: Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Estrutura de Dados e Algoritmos Avançados II
Disciplina 4: Arquitetura de Redes de Computadores
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Ciência da Computação
Entregável: Desenvolvimento de um software paralelizado e distribuído para processar algoritmos complexos que exigem alto poder computacional, acompanhado de uma análise quantitativa e qualitativa do impacto dessa arquitetura.
ENGENHARIA DE DADOS: BIG DATA
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Administração de BDs noSQL com MongoDB
Disciplina 2: Fundamentos em Engenharia de Dados para Big Data
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Implantação de Soluções Big Data com Hadoop
Disciplina 4: Desenvolvimento de Soluções Big Data com Apache
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia de Dados: Big Data
Entregável: Solução de Big Data com infraestrutura Spark/Hadoop, desenvolvida em Python para manipulação, tratamento e análise de grandes volumes de dados. O projeto inclui bancos NoSQL distribuídos e aprendizado de máquina.
ENGENHARIA DISCIPLINADA DE SOFTWARES
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares I
Disciplina 2: Melhores Práticas de Codificação
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares II
Disciplina 4: Refatoração
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia Disciplinada de Softwares
Entregável: Software complexo com impacto social ou ambiental positivo, desenvolvido em Java ou .NET C# com metodologias ágeis DAD e Unified Process. Inclui relatório com artefatos de modelagem e engenharia de software, demonstrando ao menos três iterações.
ENGENHARIA DE SOFTWARES ESCALÁVEIS
Grade curricular
Primeiro trimestre:
Disciplina 1: Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços
Disciplina 2: Melhores Práticas em DevOps
Segundo trimestre:
Disciplina 3: Padrões de Arquitetura de Microsserviços
Disciplina 4: Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
Ao longo de todo o semestre:
Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia de Softwares Escaláveis
Entregável: Software com modelo de negócios inovador, criado com DevOps e publicado em nuvem. Segue boas práticas de segurança, implementa microsserviços, entrega contínua e regras de negócio complexas na engenharia de software.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO
Confira os depoimentos de alguns dos nossos alunos da graduação presencial em Engenharia de Software

Wesley Prado
“Estou adorando o Infnet! Todos são super atenciosos, desde os professores, mentores e psicopedagogos até o próprio reitor. As aulas têm uma qualidade excepcional, a metodologia de ensino é excelente e a biblioteca é a melhor que já vi. "

Luana dos Santos
"Os professores são capacitados e alinhados com o mercado de trabalho, a monitoria e o acompanhamento pedagógico são excelentes, e a estrutura das aulas é muito boa."

Heitor Ramos
"Fiquei impressionado com a sua reputação e a qualidade dos cursos oferecidos, com uma abordagem prática e focada no mercado de trabalho, que era exatamente o que eu buscava para impulsionar minha carreira na área de TI."
PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?
FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DE SOFTWARE
NOME DO CURSO
Engenharia de Software
FOCO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
Plataformas Java e .NET para aplicações, Cloud Computing, fábrica de software, arquitetura de software, softwares escaláveis, softwares seguros, softwares de alto desempenho, inteligência artificial.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de alta empregabilidade na
área de engenharia de software, com tecnologias de
uso corrente pelo mercado.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação
em concursos públicos.
CARGA HORÁRIA
DURAÇÃO
Estimada em 4 anos.
MEC
Presencial: Autorizado pelo MEC pela portaria nº 611 de 30 de novembro de 2014. Reconhecido pelo MEC pela portaria nº 32, de 27 de março de 2023.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
Nota 4,5 em 5 pelo MEC em infraestrutura.
CORPO DOCENTE
Professores com experiência prática de mercado.
CERTIFICAÇÕES
Prepara para 4 certificações oficiais dos principais
players de tecnologia.
DESTAQUES
Forma os profissionais mais valorizados do setor de
software, um segmento de salários altos e vagas
sobrando. O salário médio de um gerente de
sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo estagiários
ganham bolsas significativas: a bolsa média de estágio
em engenharia no Brasil é de R$2.008,00 para alunos
do último ano (fonte: Exame/Robert Half).
PRINCIPAIS CARGOS
Engenheiro de Software, Analista de Sistemas,
Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de
Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente
de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software
e Projetista de Testes.
CURRÍCULO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Lincenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
OBSERVAÇÕES
É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.
EMPREGADORES DOS NOSSOS ALUNOS
Estas são algumas das empresas em que alunos formados nas nossas graduações trabalham ou trabalharam















