GRADUAÇÃO

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

A Faculdade de Engenharia de Software prepara engenheiros capazes de projetar e desenvolver soluções de software complexas, dominando todas as etapas da construção de software de diferentes portes, usando diferentes tecnologias, arquiteturas, metodologias e estratégias de gestão de projetos.

A FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Prepare-se para uma carreira de sucesso na área de tecnologia com a Graduação em Engenharia de Software da Faculdade Infnet.

Ao cursar Engenharia de Software, você obtém uma formação completa e atualizada e se forma na melhor graduação para quem deseja aprender e trabalhar com desenvolvimento de sistemas e software em geral. Trata-se de um bacharelado de 4 anos super reconhecido na academia e no mercado de trabalho.

Com uma metodologia inovadora, nossa graduação é perfeita para quem busca uma formação de prestígio que combina a profundidade da engenharia com todas as tecnologias mais atuais da área de sistemas. Na Faculdade de Engenharia de Software do Infnet você irá explorar todo o processo de concepção, análise e desenvolvimento de software, aprendendo sobre diferentes metodologias, softwares escaláveis e distribuídos, arquitetura de microsserviços, computação na nuvem, métodos ágeis, aplicação e desenvolvimento de IA (inteligência artificial), desenvolvimento seguro, full stack, devops e várias tecnologias e linguagens específicas de mercado, como JavaScript, Python, Java, SQL, .NET e muito mais.

Confira mais informações no vídeo "Que profissão é essa? - Engenharia de Software!"

PERGUNTAS FREQUENTES

As aulas são 100% em laboratórios equipados com uma workstation por aluno, equipados com os softwares mais utilizados no mercado.

Com uma metodologia de ensino própria PBL+CBLno curso de engenharia de software os alunos aprendem na prática. Desenvolvendo softwares complexos e usando arquiteturas, metodologias e estratégias diferentes.

A graduação é organizada em 16 trimestres letivos ao longo dos quatro anos, com um projeto de bloco por semestre, para colocar em prática tudo que foi aprendido, exatamente como é no mercado de trabalho.

Além disso, todas as aulas são gravadas. Possibilitando que, em casos de ausência, os alunos possam acessar e acompanhar as aulas, mesmo a distância, para assegurar que nenhum conteúdo seja perdido.

A graduação em Engenharia de Software prepara o aluno para carreiras como as de Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software e Projetista de Testes.

Formando profissionais qualificados para um mercado em expansão, o curso de Engenharia de Software projeta oportunidades em empresas de todos os portes, nacionais e internacionais.

Na cidade do Rio de Janeiro, Engenheiro de Software ganha entre R$ 10.991,29 e o teto salarial de R$ 21.267,77.

A média salarial fica em R$ 11.299,90 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Fonte: salarios.com.br

PROCESSO SELETIVO

Para ingressar no curso de Engenharia de Software você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.

VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS

INFORMAÇÕES DO CURSO

Próxima turma

18/08/2025 no turno da manhã, com aulas diárias.

Duração

Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.

Mensalidade

R$ 4.694,00
Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.

Local

R. São José, 90 - Centro,
Rio de Janeiro.

FUNDAMENTOS DO CURSO

APRENDIZADO PRÁTICO

Em uma workstation por aluno, suas aulas são intensamente práticas e com os melhores softwares do mercado.

Certificados Internacionais

A graduação ajuda na preparação para certificações válidas internacionalmente, de empresas como a Microsoft e a Oracle.

Networking

Estude e conviva presencialmente com outros profissionais de alto nível, crie uma rede de contatos com professores e colegas de estudo e destaque-se no mercado.

Projetos de Mercado

O aprendizado é construído ao redor de oito grandes projetos reais, baseados nos desafios iguais aos do mercado de trabalho.

Visão Sistêmica

Forma profissionais com uma visão sistêmica das fases do processo de desenvolvimento de software: concepção, desenho, implementação, testes e segurança.

Alta Empregabilidade

Com um mercado em expansão, a área de desenvolvimento precisa de profissionais qualificados, em cargos bem remunerados e há oportunidades em empresas de todos os portes.

Engenharia de Software

Você aprende de verdade a construir softwares complexos, de grande porte, usando diferentes arquiteturas, metodologias e estratégias, tornando-se um profissional disputado no mercado de trabalho.

Full Stack

Torne-se um desenvolvedor full stack e aprenda desde o front-end, através da criação de interfaces de sites, softwares e aplicativos em geral, até o back-end, por meio da programação em servidores. 

CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

Microsoft IT Academy Program

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

Microsoft IT Academy Program

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

Microsoft IT Academy Program

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

Object Management Group

OMG Certified UML Professional

Oracle Academy

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

METODOLOGIA DE ENSINO

Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos presenciais que engajam mais, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa para o mercado de trabalho

É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.

MATRIZ CURRICULAR

Fundamentos do Desenvolvimento de Software

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Programação Web com HTML 5 e CSS 3
Disciplina 2: Programação Web com JavaScript I

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Interatividade em Páginas Web
Disciplina 4: Programação Web com JavaScript II

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software

Entregável: Relatório com exercícios práticos que envolvem a implementação de artefatos de software em HTML5, CSS3 e JavaScript, incluindo código-fonte e documentação. Os desafios são baseados em plataformas do mercado

PROCESSAMENTO DE DADOS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Visualização de Dados e Introdução SQL
Disciplina 2: Fundamentos de Programação com Phyton

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Fundamentos de Modelagem Relacional e SQL
Disciplina 4: Fundamentos de Phyton para Processamento de Dados

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Processamento de Dados

Entregável: Relatório com exercícios práticos sobre processamento de dados em Python e SQL, incluindo código-fonte, documentação e modelagem. O aluno deve criar um software com conexão a banco SQL, análise de dados em Python e um dashboard no Google Looker/Data Studio.

DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM FRAMEWORKS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Mobile-first UI com React
Disciplina 2: Fundamentos de React

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Desenvolvimento Mobile com React Native
Disciplina 4: Desenvolvimento Web com React

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-End com Frameworks

Entregável: Desenvolvimento de front-ends com Scrum, criando uma interface Web reativa com fluxo de dados entre páginas e um app móvel multiplataforma com NativeBase. Inclui documentação dos casos de uso, do processo de desenvolvimento e da aplicação da metodologia Scrum.

DESENVOLVIMENTO BACK-END

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Fundamentos de Desenvolvimento com Java
Disciplina 2: Fundamentos de Desenvolvimento com C#

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Desenvolvimento de Serviços Web com Java
Disciplina 4: Desenvolvimento de aplicações MVC com C#

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-End

Entregável: O desenvolvimento de sistema de backend utilizando o método RUP de desenvolvimento de software, implementando um serviço de API conectado a um banco Mongo DB, utilizando a linguagem JAVA ou C#. Os artefatos devem ser acompanhados de documentação dos casos de uso sendo implementados, do processo de desenvolvimento e da utilização do RUP.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Estrutura de Dados e Algoritmos Avançados I
Disciplina 2: Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Estrutura de Dados e Algoritmos Avançados II
Disciplina 4: Arquitetura de Redes de Computadores

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Ciência da Computação

Entregável: Desenvolvimento de um software paralelizado e distribuído para processar algoritmos complexos que exigem alto poder computacional, acompanhado de uma análise quantitativa e qualitativa do impacto dessa arquitetura.

ENGENHARIA DE DADOS: BIG DATA

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Administração de BDs noSQL com MongoDB
Disciplina 2: Fundamentos em Engenharia de Dados para Big Data

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Implantação de Soluções Big Data com Hadoop
Disciplina 4: Desenvolvimento de Soluções Big Data com Apache

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia de Dados: Big Data

Entregável: Solução de Big Data com infraestrutura Spark/Hadoop, desenvolvida em Python para manipulação, tratamento e análise de grandes volumes de dados. O projeto inclui bancos NoSQL distribuídos e aprendizado de máquina.

ENGENHARIA DISCIPLINADA DE SOFTWARES

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares I
Disciplina 2: Melhores Práticas de Codificação

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares II
Disciplina 4: Refatoração

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia Disciplinada de Softwares

Entregável: Software complexo com impacto social ou ambiental positivo, desenvolvido em Java ou .NET C# com metodologias ágeis DAD e Unified Process. Inclui relatório com artefatos de modelagem e engenharia de software, demonstrando ao menos três iterações.

ENGENHARIA DE SOFTWARES ESCALÁVEIS

Grade curricular

Primeiro trimestre:

Disciplina 1: Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços
Disciplina 2: Melhores Práticas em DevOps

Segundo trimestre:

Disciplina 3: Padrões de Arquitetura de Microsserviços
Disciplina 4: Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software

Ao longo de todo o semestre:

Disciplina 5: Projeto de Bloco: Engenharia de Softwares Escaláveis

Entregável: Software com modelo de negócios inovador, criado com DevOps e publicado em nuvem. Segue boas práticas de segurança, implementa microsserviços, entrega contínua e regras de negócio complexas na engenharia de software.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO

Confira os depoimentos de alguns dos nossos alunos da graduação presencial em Engenharia de Software

Wesley Prado

“Estou adorando o Infnet! Todos são super atenciosos, desde os professores, mentores e psicopedagogos até o próprio reitor. As aulas têm uma qualidade excepcional, a metodologia de ensino é excelente e a biblioteca é a melhor que já vi. "

Luana dos Santos

Luana dos Santos

"Os professores são capacitados e alinhados com o mercado de trabalho, a monitoria e o acompanhamento pedagógico são excelentes, e a estrutura das aulas é muito boa."

Heitor Ramos

"Fiquei impressionado com a sua reputação e a qualidade dos cursos oferecidos, com uma abordagem prática e focada no mercado de trabalho, que era exatamente o que eu buscava para impulsionar minha carreira na área de TI."

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DE SOFTWARE

NOME DO CURSO

Engenharia de Software

FOCO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Plataformas Java e .NET para aplicações, Cloud Computing, fábrica de software, arquitetura de software, softwares escaláveis, softwares seguros, softwares de alto desempenho, inteligência artificial.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Voltado para a formação de alta empregabilidade na
área de engenharia de software, com tecnologias de
uso corrente pelo mercado.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação
em concursos públicos.

CARGA HORÁRIA

DURAÇÃO

Estimada em 4 anos.

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC pela portaria nº 611 de 30 de novembro de 2014. Reconhecido pelo MEC pela portaria nº 32, de 27 de março de 2023.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
Nota 4,5 em 5 pelo MEC em infraestrutura.

CORPO DOCENTE

Professores com experiência prática de mercado.

CERTIFICAÇÕES

Prepara para 4 certificações oficiais dos principais
players de tecnologia.

DESTAQUES

Forma os profissionais mais valorizados do setor de
software, um segmento de salários altos e vagas
sobrando. O salário médio de um gerente de
sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo estagiários
ganham bolsas significativas: a bolsa média de estágio
em engenharia no Brasil é de R$2.008,00 para alunos
do último ano (fonte: Exame/Robert Half).

PRINCIPAIS CARGOS

Engenheiro de Software, Analista de Sistemas,
Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de
Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente
de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software
e Projetista de Testes.

CURRÍCULO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Lincenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo trimestral.

OBSERVAÇÕES

É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.

EMPREGADORES DOS NOSSOS ALUNOS

Estas são algumas das empresas em que alunos formados nas nossas graduações trabalham ou trabalharam

logo da Rede Globo
logo da Stone Pagamentos
logo da Operadora Vivo
logo do Wilson & Sons
logo da L'Oréal
logo da Lojas Americanas
logo da Cisco
logo da Equinix
logo da iFood
logo do Bradesco
logo da IBM
logo da Radix
logo da B2W Digital
logo da Olist
logo do Nubank
logo da Operadora Tim