Ficar em casa em distanciamento social e realizar as tarefas remotamente pode ser um desafio para muitas pessoas. Mas as atividades não podem parar, ou em algumas semanas estaremos sem emprego nem clientes.
A fim de não prejudicar o seu desempenho, a sugestão da nossa psicóloga Luana Zanelli é de que a rotina de “sair para ir ao trabalho ou faculdade” deve ser cumprida mesmo em casa.
“Troque de roupa, pegue o seu computador e comece as atividades dentro do horário normal”, aconselha. “O seu cérebro vai entender que naquele momento você está trabalhando ou estudando”.
Vale lembrar que, para conseguir se concentrar, é uma boa conversar com a família.
“Um ambiente adequado tem que ser negociado e entendido”, conclui. “Por exemplo, peça para que usem fones quando assistirem a vídeos pelo celular enquanto o estudo ou trabalho estiver sendo desenvolvido.”
Nesse distanciamento social, investir em melhores equipamentos também podem auxiliar no home-office. É o caso de headset mais confortável, webcam de boa resolução e upgrades no seu computador.
Nesses casos, a empresa até pode estar disposta a emprestar equipamentos neste período, vale dialogar com o seu chefe.
Outra dica que estamos testando aqui no Infnet é deixar as webcams ligadas, para todo mundo que normalmente iria se ver na sala continuar se vendo, mesmo de casa. O Google Hangout é uma solução gratuita para isso.
E você? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe aí nos comentários!