Conversamos com Vitor Amadeu Souza, professor na Faculdade Infnet, que compartilhou um pouco sobre sua experiência profissional e acadêmica.
“Minha jornada com a tecnologia começou na adolescência, quando iniciei meus estudos na área de Eletricidade e Eletrônica. Após isso, fui aprovado para uma escola técnica, o que marcou o início do meu aprendizado em programação. Após concluir o ensino médio, ingressei na faculdade de Engenharia, onde compreendi cedo como funciona o projeto de um computador tanto em nível de hardware quanto de software.”
Inspirado por esses conhecimentos, ele desenvolveu um projeto inovador para a época.
“Era uma placa programada (PCL-1001) e um compilador (AutoEasy). Foi inovador para a época pois permitia a programação de algo complexo com comandos simples. Esse projeto foi o embrião do meu negócio, e se tornou uma ferramenta importante para o estudo de Robótica Educacional em várias escolas do Brasil, além de ter aplicações na indústria.”
Enquanto desenvolvia seu projeto, Vitor escreveu para um dos autores que mais o inspiraram: o criador do livro Desbravando o PIC.
Além da sólida formação em Engenharia de Computação, Vitor acumulou licenciaturas em Matemática, Física e Química, além de um Mestrado em Física com ênfase em Instrumentação Científica. Atualmente, cursa Doutorado em Engenharia.
“Sempre gostei de estudar. Para mim, aprender é um processo contínuo, algo que carrego para toda a vida.”
Essa paixão pelo aprendizado reflete-se também na sua vocação como professor.
“Gostava de ajudar os colegas com dúvidas, principalmente na áreas de exatas, que sempre tive mais afinidade. Participei de programas sociais ensinando Matemática em cursos preparatórios para vestibular, e esse gosto por ensinar continuou comigo.”
Vitor também compartilhou mais sobre sua trajetória profissional.
“Ao longo da minha carreira fiz diversas publicações. A primeira delas ocorreu logo no início da minha atividade empreendedora, com o título ‘Programação em BASIC para o PIC18F1220’. Desde então, diversos títulos foram publicados. Acredito que escrever é importante, pois além de registrar o saber permite que nosso conhecimento alcance diversas localidades, democratizando a atualização profissional.”
Sobre a experiência no Infnet, o professor nos contou um pouco sobre como está sendo a vivência em sala de aula.
“A experiência está sendo ótima, gosto bastante do modelo de ensino e os alunos são bem aplicados e respeitosos em sala de aula, o que de fato motiva bastante.”
Quando perguntado sobre os alunos, ele compartilhou o quão recompensador é ver os projetos desenvolvidos por eles.
“É gratificante observar o rápido crescimento dos alunos. Por exemplo, um aluno do segundo período já estava desenvolvendo um site com integração SQL, algo impressionante para tão pouco tempo de curso. Outro aluno criou um sistema de controle de acesso usando JavaScript. Também vi um aluno montar um drone e outro desenvolver um projeto de controle de temperatura. Projetos como esses mostram a forte conexão da faculdade com o mercado.”
Vitor também deixou uma mensagem inspiradora aos alunos.
“Realizem atividades que lhes tragam orgulho quando chegarem ao nível sênior. Que arrisquem, ousem, cresçam e ajudem a sociedade a crescer como um todo. Nosso país tem um potencial enorme, pois possui diversas demandas nas quais nós podemos atender. Acredito que o Brasil será uma potência, e esse desenvolvimento começa em sala de aula. Peço que os alunos sempre lembrem da máxima legada por Alexandre, o Grande: ‘A sorte favorece os destemidos.’”
Agradecemos ao professor Vitor Amadeu Souza por compartilhar sua história conosco! 😊