VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com nosso aluno Elian Reyes

Elian Reyes, nosso aluno da graduação em Engenharia de Computação, desde a infância era fascinado por tudo o que envolvia tecnologia.

Nascido em Cuba, Elian chegou ao Brasil em 2019 e desde então tem corrido atrás dos seus objetivos.

aspas

“Cheguei ao Brasil no ano 2019, produto da forte crise que meu país atravessa até hoje. Desde minha infância sempre tive uma fascinação muito grande por tudo o que tem a ver com o maravilhoso mundo da tecnologia, principalmente com a área de desenvolvimento e as linguagens de programação.”

Apesar de passar por um período repentino de mudança em sua vida, Elian contou que há muito tempo já queria ser engenheiro.

“Decidi que queria ser engenheiro com uns sete anos de idade quando vi pela primeira vez um Nintendo Famicom na casa dos meus tios em Cuba. Senti uma atração pelo aparelho que não consigo explicar até hoje. Queria saber como era possível que apertando botões, um desenho no televisor tomasse vida misteriosamente.”

Ao longo de sua trajetória nos estudos, Elian fez um curso técnico na área da tecnologia, mas sentiu que precisava de conhecimentos mais aprofundados na área.

Em Cuba, o estudante trabalhava como autônomo, dono de uma pequena empresa de marketing digital, gráfica e conserto de celulares chamada “Mundo Digital”. Atualmente, é analista pleno de suporte técnico de reprogramação automotiva.

Chegando no Brasil, iniciou sua busca.

“Depois de uma criteriosa busca pelas melhores faculdades do Brasil, achei o Infnet, um instituto pouco conhecido onde eu moro atualmente, Fortaleza no Ceará, mas no cabeçalho de apresentação do site dizia “Instituto de excelência desde 1994” e isso chamou bastante minha atenção porque são 29 anos de experiência ensinando tecnologia.”

A escolha pelo Infnet foi um passo importante para Elian.

“Logo depois de ler detalhadamente o conteúdo do curso de Engenharia de Computação e os depoimentos dos estudantes formados do curso, vi as parcerias com a Microsoft, Google, Oracle, e outros gigantes da tecnologia atual. Vi a alta empregabilidade, a rede de networking e as certificações para as que o instituto capacita. Pronto, havia decidido com toda certeza que era Infnet a instituição de alto ensino que queria! Esta é uma das decisões das quais não vou me arrepender nunca, pois está sendo uma empolgante e sensacionalmente linda etapa da minha vida!”

Ele compartilhou conosco o projeto mais interessante que já fez.

“O projeto mais interessante que fiz até hoje, e sem dúvida um dos que mais gosto, ainda está em desenvolvimento e é referente a uma loja virtual de computadores de bordo de veículos, chamada “Torque Computers”. Ela permitirá que diferentes fornecedores disponibilizem a venda de módulos de controle de motor para clientes varejistas e atacadistas, dependendo da necessidade. A ideia começou como um projeto da disciplina de Back-end com C# e aos poucos foi tomando força até virar um projeto real.”

Sua disciplina favorita até agora é a do bloco de Programação Back-end com Java e C#. Elian aproveitou e destacou seu carinho especial por alguns professores.

“Na verdade todos são excelentes, mas se tiver que escolher, eu escolheria três: Pablo Rangel de Java, Cidcley Schmitt de HTML e CSS3, e Julio Guimarães de Back-end com C#”

Elian contou como o Infnet tem o ajudado a construir sua carreira.

“Minha experiência está sendo uma das melhores que já tive na minha vida acadêmica. Estou gostando de cada aula, de cada desafio, da parceria e do networking da faculdade, do trato dos professores. Enfim, eu não teria como dizer que tem alguma coisa da que sinto falta no Infnet, porque realmente gostaria de ser um eterno estudante só para estar nessa maravilhosa instituição que me acolhe cada dia com tanta qualidade de ensino para entregar.”

Para finalizar, ele deixou um conselho especial para os alunos que estão iniciando agora.

“Meu conselho para aqueles que estão começando agora é: perseverança para não desistir nunca, humildade para perguntar sobre o que não entenderem, e muito foco no estudo para perfilar suas habilidades. Isto, acompanhado da paixão, que tenho certeza de que os trouxe a querer entrar na área, é tudo o que precisam para crescer e ter sucesso que almejam.”