VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com Thiago Vieira de Aguiar

Conversamos com Thiago Vieira de Aguiar, professor na Faculdade Infnet, que compartilhou um pouco sobre sua história na área de TI e no ensino.

aspas

“Nasci no interior do Rio de Janeiro, na cidade de Saquarema, onde o turismo é a principal atividade econômica. Nessa cidade, trabalhando com meu pai, tive a oportunidade de estudar e aprender as ferramentas básicas de informática, como os pacotes Office e ferramentas de CAD. Além disso, ao lado de minha mãe, atuei como professor voluntário de informática para turmas de Educação de Jovens e Adultos.”

Sem faculdades nas proximidades, Thiago decidiu se mudar para a capital fluminense.

“Realizei o curso técnico no ISERJ, a graduação e a pós na UERJ, todos na área de Ciências Computacionais.”

Durante esse período, ele acumulou experiências importantes em diferentes áreas da tecnologia.

 

 “Já no Rio, iniciei minha experiência com iniciação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, participando de um projeto voltado para explorar ferramentas de monitoramento de redes em ambientes Linux. Foi nessa fase que me apaixonei pelo universo colaborativo e Open Source. Em seguida, realizei alguns estágios: atuei como suporte na BioHardware, como Desenvolvedor PHP na DataPrev e como Desenvolvedor de Automação de Processos na BR Distribuidora.”

Essa trajetória também incluiu a aprovação em concursos públicos, consolidando sua carreira na área de TI.

“Fui aprovado em concurso público para o Conselho Regional de Biologia, onde atuei na gestão de ativos de TI. Nessa experiência, desenvolvi sistemas, como o de coleta de dados biométricos. Atualmente, estou concursado na UFRJ, desenvolvendo projetos em diversos contextos.”

Thiago sempre teve o desejo de compartilhar conhecimento.

“O Infnet sempre foi uma referência em minha carreira, e assim que terminei a pós me candidatei para ser professor. E assim foi: entrei para a disciplina de Desenvolvimento Android e, desde então, venho ministrando variadas disciplinas relacionadas a software.”

Sobre sua vivência na instituição, ele destaca que é sempre uma ótima experiência

“Tanto pela equipe do Instituto, que está sempre próxima e oferece apoio, quanto pelos alunos, que em sua maioria são dedicados. Não posso deixar de mencionar também os colegas professores, que colaboram para garantir que tenhamos recursos de alto nível para ministrar nossas aulas.”

Entre seus projetos favoritos, Thiago menciona os de produção de conteúdo.

“Sem dúvida, são os projetos de produção de conteúdo, tanto para demandas específicas dessa natureza quanto para a elaboração de planos de aula do dia a dia. Esse processo de organização do conhecimento é benéfico e pode ajudar até mesmo em atividades que não estão diretamente relacionadas à educação.”

Já sobre os projetos acadêmicos de alunos que viu ao longo da carreira, ele afirma: 

“Não é que eu esteja me isentando, mas foram tantos bons projetos que seria injusto destacar alguns, pois não caberia na resposta. Há muitos alunos dedicados, e é um prazer corrigir seus trabalhos, em contextos e tecnologias diferentes.”

Por fim, Thiago deixa um valioso conselho para quem está começando: 

“Parafraseando alguns filósofos: ‘O mestre não é aquele que ensina, mas aquele que aprende.’”

Agradecemos ao professor Thiago por compartilhar sua trajetória conosco e desejamos sucesso sempre! 😊