VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com o professor Júlio César Guimarães

Tivemos a oportunidade de conversar com Júlio César Guimarães, professor de graduação e pós-graduação da Faculdade Infnet, que compartilhou um pouco sobre sua trajetória.

aspas

“Sou natural do Rio de Janeiro e cresci em Seropédica, na Baixada Fluminense. Vim de uma família humilde, com uma mãe dona de casa e um pai auxiliar de serviços gerais. O início da minha carreira foi difícil, mas essas dificuldades me moldaram para seguir em frente. Hoje, meus grandes amores são minha esposa, Dani, e minha filha, Fernanda, de um aninho.”

Desde cedo, Júlio César mostrou interesse pela área de TI, e seu percurso acadêmico é repleto de superações.

“Minha trajetória na área de TI começou cedo, aos 15 anos. Decidi abandonar o ensino médio público e, com a bolsa que recebia como jovem aprendiz, investi em um ensino médio técnico em Informática. Aprendi Clipper, Pascal, Access/VBA e HTML, e isso foi crucial para meu desenvolvimento. Mais tarde, cursei Sistemas de Informação, um processo que levou oito anos, marcado por altos e baixos, com dificuldades financeiras e pouco tempo para me dedicar aos estudos. A decisão de não desistir e perseverar até o fim foi a mais acertada que tomei, mostrando-se mais tarde de extrema importância para o meu crescimento, tanto acadêmico quanto profissional.”

Atualmente, além de graduado em Sistemas de Informação, Júlio César é pós-graduado em Engenharia de Software pela UFRJ e está cursando o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ. Além disso, possui diversas certificações na área de Desenvolvimento de Software.

Ele contou que a paixão pela área de TI começou com um presente de seu pai, e acabou mudando o rumo de sua vida.

 

“No ano de 1995, depois de mais de 20 anos de empresa, meu pai foi demitido. Ele usou a sua rescisão para me presentear com um Pentium 166. Passei noites explorando o computador e logo comecei a fazer manutenções de hardware e software para amigos. Aos 15 anos participei de um programa de seleção entre jovens de baixa renda que me deu a chance de ingressar como jovem aprendiz no Centro de Pesquisas da Petrobras. Fui alocado inicialmente no almoxarifado da empresa para realizar tarefas administrativas, mas alguns meses depois desenvolvi no meu tempo livre um sistema em Access/VBA para controlar materiais inflamáveis. Propus esse sistema para o gestor do almoxarifado e minha vida mudou totalmente. Minha carreira na área de TI começou a partir daí. O gestor do almoxarifado e meu chefe imediato me incentivaram a mudar para a área de TI da divisão de Petróleo e Gás. Foi a oportunidade da minha vida.”

A experiência profissional de Júlio César é vasta e inclui contribuições em empresas como Petrobras, Caixa Econômica e Icatu, sempre se destacando pelo impacto dos projetos que liderou.

“Após três anos como jovem aprendiz na Petrobras, fui promovido a estagiário de processamento de dados. Antes de concluir o estágio, enfrentei uma decisão importante: onde trabalhar após o término. Com projetos de impacto e a confiança do meu gestor, fui convidado a ser Analista Júnior, mas escolhi novos desafios no universo de Fábrica de Software, onde atuei em muitos projetos financeiros, como seguro de vida, FGTS, TED e muitos outros. Trabalhei com clientes como Caixa Econômica, Nationwide, Icatu e Petrobras, até ser convidado para fazer parte do time de arquitetura da Icatu. Após mais de 15 anos lá, busquei novos desafios, liderando dois times de engenharia na XP Investimentos, responsáveis pela home do app e pelo sistema de notificações.”

Uma de suas histórias mais marcantes na carreira foi um reencontro inesperado com seu primeiro gestor na Petrobras, muitos anos depois.

“Ele me ajudou muito no início da carreira, até para conseguir uma bolsa para estudar programação na UFRJ. Anos depois, tive a oportunidade de reencontrá-lo por conta de um projeto que liderava para a Petrobras. Foi um momento emocionante, onde pude agradecer a ele por todo o apoio que me deu.”

Hoje, além de sua atuação como líder em engenharia de software na XP, Júlio César é professor no Instituto Infnet.

“Comecei a dar aulas no Infnet em 2020 e, desde então, tem sido uma experiência enriquecedora. O que mais me encanta é a preocupação do Infnet com uma formação voltada para o mercado, o que realmente faz a diferença na vida dos alunos.”

Quando perguntado sobre o que mais valoriza no ensino superior, ele destaca a importância de aproveitar ao máximo essa fase.

“Valorize o tempo na faculdade. O ensino superior oferece muito mais do que apenas conhecimento técnico, te oferece uma oportunidade incrível de explorar os fundamentos da área, desenvolver pensamento crítico, e adquirir habilidades que não se desatualizam com o tempo. Esse ambiente permite que você experimente, questione, e cometa erros em um espaço seguro. É também um espaço que você pode construir, inventar e se descobrir. Aqui pode ser o início de tudo, do primeiro projeto, do primeiro website, da primeira empresa, do primeiro salário, do primeiro sócio, da primeira vaga, de onde tudo vai começar. Aproveite cada momento do seu curso, pois o que você constrói aqui pode ser o alicerce de grandes conquistas e de um futuro repleto de possibilidades.”

Sobre o projeto mais interessante em que trabalhou, ele citou o desenvolvimento de um sistema de TED no início dos anos 2000.

“Foi um projeto desafiador e inovador para a época, tanto em termos técnicos quanto em colaboração entre equipes. O impacto foi significativo, e foi uma experiência que marcou minha carreira.”

Para quem busca empregabilidade na área de TI, ele destaca a importância de se manter atualizado com as tendências de Inteligência Artificial.

“IA é o assunto do momento. Embora a demanda por funções como engenheiro de machine learning esteja crescendo, acredito que os desenvolvedores de software também devem se aprofundar nesse tema para se manterem competitivos.”

Júlio César encerrou a conversa com uma história inspiradora de um aluno que transformou seu projeto acadêmico em um negócio real.

“Um dos meus alunos desenvolveu um e-commerce de óculos no seu projeto de bloco. Após a disciplina, ele continuou evoluindo o sistema e o implantou na rede de lojas de óticas da família! Foi muito gratificante ter acompanhado esse caso.”

Agradecemos ao Júlio César pela conversa e por compartilhar sua jornada inspiradora! 😊