Hoje, vamos conhecer a trajetória do professor Cidcley Schmitt, que une duas grandes paixões: o desenvolvimento de sistemas e o design de interfaces.
Natural do Sul do Brasil, Cidcley começou sua carreira na supervisão do almoxarifado de uma fábrica. Mas, há mais de 20 anos, decidiu mudar de direção: apostou nos concursos públicos e foi aprovado para trabalhar na Caixa Econômica Federal. Ao ingressar na instituição, foi surpreendido ao ser direcionado para uma área de desenvolvimento de soluções sistêmicas, mesmo sem ter experiência com programação.

“Eu não sabia nenhuma linha de código… Fui direcionado para essa área por conta das minhas habilidades com planilhas. A missão inicial era ajudar a mensurar a produtividade dos colegas de TI. Em pouco tempo, consegui automatizar a rotina e isso me deu tempo para estudar e alimentar ainda mais a minha curiosidade pela área de desenvolvimento web.”
Cidcley Schmitt
Foi essa curiosidade que o levou a buscar formação no Instituto Infnet. Seu primeiro curso foi Web Standards, e ali ele sentiu que havia encontrado seu caminho.
“Lembro que o primeiro curso que fiz foi o de Web Standards, e simplesmente entendi que tinha encontrado a área que gostaria de atuar. A partir daí, fiz Banco de Dados, PHP, Linguagens Script, Composição Visual, Web Design… eu me envolvi completamente.”
Incomodado com a má usabilidade das interfaces que via sendo entregues no dia a dia de trabalho, decidiu aprofundar ainda mais sua formação e ingressou na graduação em Design Gráfico com ênfase em Design Digital, também no Instituto Infnet.
“Foi uma escolha óbvia, diante da qualidade dos cursos anteriores e do renome da instituição. Além disso, eu já estava muito envolvido com o tema da usabilidade. Via muitas interfaces ruins sendo entregues, sem preocupação com o usuário, e isso me incomodava profundamente.”
Durante a graduação, encontrou nas disciplinas voltadas à experiência do usuário uma verdadeira paixão. E não parou por aí: seguiu estudando e se especializou em Engenharia de Software, Ciência de Dados e Analytics, e Comunicação e Semiótica.
Seu perfil multidisciplinar logo passou a ser reconhecido dentro da própria Caixa, onde passou a atuar como um elo entre o design e o desenvolvimento.
“Me tornei um desenvolvedor que conhecia de cores ou um designer que sabia de códigos. Esse equilíbrio me permitiu ampliar minha atuação dentro da empresa, principalmente com foco em usabilidade. A busca por novos conhecimentos eu atribuo aos anos de Infnet.”
Atualmente, Cidcley é UX Lead e Coordenador de Projetos de TI na Caixa, e participa de iniciativas estratégicas como o Portal do FGTS, o App do FGTS e o App do DPVAT. Além disso, também atua como Instrutor Estratégico da Universidade Corporativa da Caixa, contribuindo com a formação interna de outros profissionais.

Foi esse desejo de compartilhar o que aprendeu que o trouxe de volta ao Infnet, como professor.
“Preparei a aula ensaio e fui aprovado, iniciando um novo capítulo da minha história pessoal e profissional. Cada turma, cada interação com estudantes, cada oportunidade de colaborar com o crescimento e conhecimento deles me engrandece demais.”
Atuando há mais de 6 anos no Infnet, ele leciona disciplinas como Front End, Desenvolvimento de Software, Projetos Ágeis (Scrum), Web Design e UX Design. Seu compromisso é manter um ensino humanizado, atento aos desafios enfrentados pelos alunos.

“Amo atuar no bloco de entrada! Receber estudantes, apresentar o Infnet, acompanhar os primeiros passos em tecnologia daqueles que estão iniciando suas jornadas… Me sinto um privilegiado. E sou agraciado com menções e homenagens a cada turma que gradua. É o ciclo perfeito dessa atuação e parceria.”
Além de ensinar conteúdos técnicos, Cidcley sempre reforça a importância de pensar a tecnologia a partir de um propósito.
“Fomento que atuem em projetos com propósito, que conectem pessoas, negócios e soluções de TI. Cada usuário é único, e o nosso trabalho precisa considerar isso. A tecnologia precisa fazer sentido na vida de alguém.”
E deixa um recado especial para quem está dando os primeiros passos na área:
“O foco no objetivo individual mantém-nos fiéis à jornada. Embora o desafio seja grande, é possível ir adiante, e os resultados são muito satisfatórios. Solucionar problemas através da tecnologia sempre será motivo de alegria!”
Agradecemos ao professor Cidcley Schmitt por compartilhar sua trajetória com tanta generosidade e por ser uma inspiração constante para quem está trilhando o caminho da tecnologia! 🥰