VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com o prof. Armênio Cardoso

O professor Armênio Cardoso é um dos pioneiros no ensino de Java no Brasil, tendo participado da primeira turma de instrutores da antiga Sun Microsystems, a criadora da linguagem, e sua jornada no Infnet é motivo de muito orgulho para a instituição.

Ele nos contou que sua jornada na programação começou quando seu pai o presenteou com um computador TK-83, um microcomputador de 8 bits que se popularizou no Brasil na década de 1980. Esse presente despertou sua empolgação e interesse pela tecnologia.

Durante sua carreira acadêmica, ele fez Administração de Empresas, seguido pela graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma pós em Engenharia de Software e estudos contínuos na área. 

Ainda durante a faculdade de Administração, em 1986, conseguiu um estágio na Petrobrás, onde posteriormente foi efetivado como programador. Paralelamente, o prof. Armênio começou a lecionar aulas de programação.

aspas

Em 1990, no período noturno, passei a ministrar aulas de programação para as turmas do 2º grau profissionalizante na Fundação Bradesco. Desde então, procuro conciliar de forma consistente as duas profissões.

Desde as primeiras experiências, ele conta que nunca parou de lecionar, e que o sorriso de um aluno que compreende o conteúdo é a recompensa mais valiosa. Para além da docência, prof. Armênio também desenvolveu projetos para grandes empresas como Alcatel, Banco Icatu, Cobra Tecnologia, Embratel, Grupo Amil, Losango, Petrobras e Sulamérica Seguros.

Em 2006, ele iniciou um projeto no Laboratório Sérgio Franco como consultor, treinando a equipe em Java e construindo o sistema de atendimento da empresa, chamado Gliese.

 

“Sem dúvida nenhuma o Gliese, que cuido até hoje, é meu projeto mais interessante. As coincidências da história e os desafios do dia-a-dia tornaram essa experiência muito singular. Apesar de ter sido criado em 2007, seus fundamentos são sólidos e permitem atualizações tecnológicas contínuas.”

 

 

Em 2002, Armênio iniciou sua trajetória no Instituto Infnet, lecionando  nos  cursos de Java.

“Em 2020 comecei a trabalhar nos cursos de graduação e pós-graduação. Os mais de 20 anos de dedicação ao Infnet demonstram minha admiração pela forma diferenciada de ensino e pelo planejamento e organização dos cursos.”

Para os alunos que estão iniciando na carreira, ele deixou alguns conselhos.

“É importante ser um profissional completo e experiente, e a experiência vem de se expor a desafios que permitem crescer constantemente. Além disso, o “segredo” da tecnologia é olhar para suas origens e fundamentos. Sugiro que os alunos conheçam as novas tecnologias com entusiasmo, mas sempre busquem os seus fundamentos, pois esses nunca se perdem.”

Sobre tecnologias em alta, ele destaca a computação em nuvem, tecnologias de front-end baseadas no React, back-ends baseados em Java com Spring Boot ou .NET, aprendizado de máquina e novas tecnologias de inteligência artificial.

“Tem sido um prazer e um orgulho contar com o prof. Armênio no time há mais de duas décadas. Ele é um professor super comprometido, que ajudou a formar toda uma geração de programadores” ressalta o prof. Andre Kischinevsky, pró-reitor da instituição.