VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com o prof. André Kern

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história de vida de um de nossos professores. Com múltiplos talentos e apaixonado por tecnologia, André Kern entrou para o time neste semestre, ministrando aulas no bloco de “Arquitetura de Computadores, Redes e Segurança da Informação”.

Sua jornada na área de TI começou com o tecnólogo em telecomunicações pelo CEFET, com uma trajetória marcada principalmente pelo gosto por aprender coisas novas:

aspas

“Eu entrei na área por indicação de um amigo que conhecia as minhas nerdices e me indicou uma formação técnica em “Telecomunicações e Redes de Computadores” no CEFET. Desde então descobri que gosto muito de estudar. Fiz formação Cisco até o nível CCNP e cheguei a me habilitar para formação de instrutores certificados no Cisco NetAcademy. Muitos conhecimentos adquiri pela minha curiosidade em aprender.”

No entanto, foi durante a graduação que, além do gosto por se desenvolver, ele descobriu a vocação por ensinar:

 

“Cursei também Engenharia de Computação, onde descobri minha afinidade para ensinar aos outros, sendo líder de grupos de estudos. Seguindo essa afinidade, comecei a dar aulas e resolvi ingressar no Mestrado em “Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos” pela UERJ.”

 

Para além do trabalho, o professor também se dedica em tempo integral à função de pai:

“Tenho dois guris, um de 8 anos e outro de 11. Costuma ser um espanto para a maioria quando falo que moro sozinho com eles. Não haver uma mulher no comando das rotinas de uma casa com duas crianças aparentemente ainda é uma mudança de paradigma na nossa sociedade. Sempre me desdobrei para fazer o que fosse possível pela família, valorizando os momentos de convívio. Paciência e dedicação são as características que mais desenvolvi para manter o equilíbrio e sempre me atualizar como pai e como profissional da área de TI.”

O prof. Kern já chegou no Infnet com um contagiante entusiasmo pelo ensino. Ele espera criar uma experiência valiosa e significativa para seus alunos, retribuindo o que aprendeu ao longo de sua carreira:

“Gosto tanto de ensinar quanto de aprender, e acredito que o Infnet seja o lugar certo. Estou começando nesse novo desafio, mas posso repetir o que comentaram comigo no final da reunião de kick-off do bloco: “Você parece bem animado”. Estou animadoooooo!!!!”

Seus conselhos para os alunos que estão iniciando suas carreiras na área de TI são: questionem, explorem e descubram o que realmente gostam, pois, quando nos dedicamos àquilo que amamos, o trabalho se torna uma atividade divertida.

“A área de TI é bastante abrangente e quando se faz o que gosta o trabalho passa a ser diversão bem remunerada. Mas não se pode esquecer que isso não ocorre da noite para o dia e nem por mágica, é preciso primeiro plantar para depois colher. Que comecem a semeadura! E não esqueçam de regar regularmente.”

Boas-vindas, professor André! Estamos felizes em tê-lo conosco. 🙂