VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com nosso ex-aluno Marlon Bruno

 

 

Marlon Bruno, nosso ex-aluno da pós-graduação em Cloud Computing, sempre teve o desejo de trabalhar com TI.

Nascido no interior do Paraná, Marlon acompanhou o processo de evolução dos computadores e da internet.

aspas

“À medida que crescia, a tecnologia se tornava cada vez mais presente em minha vida, transformando não apenas a minha, mas a vida de todos ao meu redor. Sempre tive o desejo de fazer parte desse mundo em constante transformação, mesmo sem ter certeza do caminho a seguir.”

Marlon possui duas graduações, em Administração e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele nos contou como foi o processo de transição de carreira.

“Embora o curso de Administração tenha me permitido realizar alguns objetivos pessoais, não era a minha carreira dos sonhos. Foi então que tomei a ousada decisão de abandonar um concurso público, sair da casa dos meus pais e me mudar para outra cidade para embarcar em um novo curso. Logo no primeiro ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conquistei o meu primeiro emprego registrado em uma empresa de tecnologia, atuando na área de suporte.”

Ele compartilhou que, quando veio a pandemia, teve que se adaptar ao novo cenário de trabalho remoto e foi nesse momento que decidiu ingressar em uma especialização.

“A necessidade de adaptação ao trabalho remoto e as mudanças nas demandas do mercado tornaram o setor ainda mais exigente. Foi nesse momento que decidi me especializar em computação em nuvem, por meio da pós em Cloud Computing, Virtualização e Conteinerização.”

Sua paixão pela área ganhou força quando começou a trabalhar como programador e teve o primeiro contato com a área de DevOps.

“À medida que me aprofundava nesse universo, percebi que não se resumia apenas à automatização de processos.”

Marlon conheceu o Infnet após pesquisas na internet.

“A instituição se destacou por ser especializada em tecnologia e contar com anos de experiência no mercado, oferecendo cursos de alta qualidade. Além disso, ao pesquisar no LinkedIn, encontrei profissionais formados lá que trabalhavam em empresas de renome, o que demonstrou a eficácia de sua formação. O Infnet também se destacou por contar com professores certificados e atuantes no mercado.”

Seu projeto mais marcante foi quando fez parte da equipe de arquitetura.

“Tive uma visão de como as coisas deveriam ser implementadas da maneira mais eficiente, seguindo os padrões de arquitetura e desenhando fluxos que são resilientes a falhas e de fácil manutenção. Essa experiência tem sido incrivelmente desafiadora e gratificante, uma vez que estou contribuindo diretamente para a melhoria de sistemas e infraestruturas complexas.”

Ele destacou que o Infnet desempenhou um papel fundamental em sua carreira.

“Quando tive contato com as primeiras aulas, logo percebi que os assuntos que seriam tratados eram complexos e demandariam muito esforço e estudo da minha parte. A instituição ofereceu acesso a professores experientes e atuantes no mercado, proporcionando uma visão prática do ambiente de trabalho atual e das ferramentas em uso.”

Por fim, ele deixou um conselho especial para os alunos que estão começando agora.

“O estudo contínuo é fundamental para se destacar como profissional. As oportunidades podem surgir quando menos esperamos, e estar preparado para aproveitá-las é o que fará a diferença. A instituição é uma referência na área de Tecnologia da Informação e cumpriu as expectativas que eu tinha. Além disso, a disponibilização da biblioteca O’Reilly foi essencial para aprofundar meus estudos.”