No bate-papo desta semana, vamos conhecer a trajetória de Rafael Reis, formado em Engenharia de Computação e atualmente graduando em Engenharia de Software, ambos pela Faculdade Infnet.
“Desde pequeno fui um entusiasta da área de inovação e a área que estava constantemente crescendo era justamente a de TI. Fiz curso técnico em Informática no ensino médio, o que só me deixou ainda mais encantado pela área”.
Rafael Reis

Filho de um bombeiro e de uma enfermeira, ele acreditava que também seguiria a área da saúde, mas a afinidade com a tecnologia falou mais alto.
“No começo, a minha maior inspiração eram meus pais. Comecei a pensar no que eu queria ser no futuro e, aos poucos, fui mudando de ideia até perceber que eu gostava mesmo era de computadores.”
Foi conversando com um primo, já experiente no mercado de tecnologia, que Rafael conheceu a Faculdade Infnet.
“Cheguei ao Infnet por indicação do meu primo. Ele disse que era a melhor faculdade para o mercado de trabalho, e isso me motivou a escolher a instituição”, relembra.
Como todo início, a caminhada não foi fácil, e Rafael admite que o maior desafio técnico enfrentado até agora foi logo no começo da graduação.
“Eu não tinha nenhuma experiência anterior com programação. A única e melhor forma de lidar foi praticando e praticando, como sempre diz o famoso professor LP.”
Mesmo com as dificuldades, os projetos desenvolvidos durante o curso foram fundamentais para o seu amadurecimento profissional. Ele destaca especialmente as atividades com JAVA e C#, que o ajudaram a simular situações reais do mercado.
“Esses projetos mostram que não é tão fácil quanto parece projetar um software confiável. Eles simulam bem o desenvolvimento de software no dia a dia.”
Pensando no futuro, Rafael tem planos claros: pretende se aprofundar ainda mais na Engenharia de Software.
“Quero me aprofundar tanto pela demanda por excelentes profissionais quanto pela situação atual do mercado, que está aquecido e cada vez mais exigente.”
Entre as lembranças que mais marcaram sua trajetória, Rafael destaca a qualidade dos professores da Faculdade Infnet.
“O que mais me marcou foi a exigência técnica e o comprometimento com as aulas, dos professores LP, Elberth, Leonardo Glória e Rafael Cruz. Eles me ajudaram muito na compreensão e no desenvolvimento de software.”
🎓 Parabéns pela sua jornada, Rafael! Que essa fase como Engenheiro de Computação seja repleta de novos aprendizados, desafios e conquistas!