VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com nosso aluno Marcelo Pereira Borges

Conversamos com nosso aluno Marcelo Borges, concluinte da pós-graduação MIT em Engenharia de Dados, para entender sobre sua experiência e expectativas para o futuro.

aspas

“Tenho 36 anos, sou casado e resido em Goiânia. Sou formado em Redes de Computadores, mas sempre atuei na área de negócios, no core business das empresas. Iniciei como estagiário, passei a assistente, analista e, por fim, a coordenador de inteligência de negócios, cargo no qual atuei por quase 5 anos.”

Marcelo contou que resolveu se especializar pois sentia, no seu dia a dia de trabalho, que havia uma lacuna significativa entre a coleta de dados e a utilização eficaz deles.

“Durante minha carreira, sempre estive na ponta, como consumidor de dados, e percebi que as empresas careciam de processos para fornecer informações de forma tempestiva e assertiva para a tomada de decisões. Comecei a estudar por conta própria como poderia eu mesmo melhorar minhas análises e entregas para os gestores das empresas. Quando percebi que esse não era um problema somente meu, resolvi me especializar, e encontrei na pós em Engenharia de Dados uma oportunidade de agregar mais valor aos meus resultados.”

Após decidir pela especialização, ele iniciou uma busca por uma instituição confiável que oferecesse um modelo de ensino adequado às suas necessidades.

 

“Iniciei um curso em outra instituição, mas o modelo de EAD não me agradava, com vídeos gravados e interações entre professor e aluno somente por fórum. Acredito que um dos maiores benefícios de uma pós-graduação é justamente o networking que você faz com outros alunos e professores. Continuei pesquisando e, sempre que pedia indicações a amigos, o nome Infnet aparecia, então tomei a minha decisão.”

Com a nova escolha, Marcelo encontrou o ambiente ideal para aprofundar seus conhecimentos e construir uma rede de contatos valiosa para sua carreira.

“O programa do curso na Faculdade Infnet abrange não somente a área de Engenharia de Dados, mas também demonstra de forma satisfatória conteúdo de outras áreas, como a de Ciência de Dados. Isso foi decisivo para que eu tocasse os projetos nos quais iniciei. Atualmente, estou concluindo a implantação da área de dados na empresa em que presto serviço. Desde a criação do data lake até a criação de modelos de aprendizagem de máquinas, para auxiliar a empresa a mergulhar no mundo data-driven.”

Quando perguntado sobre suas disciplinas preferidas, ele deu destaque a dois blocos.

“Tem dois blocos que, para mim, foram divisores de águas: o bloco de Aprendizagem de Máquina e o de Hadoop/Spark. Os professores que conduziram os blocos, professor Cassius e professor Ormastroni, são super atenciosos, e sempre traziam conteúdo prático do dia a dia deles.”

Além dos conhecimentos técnicos, Marcelo destacou a importância do relacionamento com colegas e professores e concluiu sobre sua experiência na Faculdade Infnet.

“É importante aproveitar ao máximo as pessoas que estão com você, pois cada um traz consigo experiências e conhecimentos que agregam ainda mais à sua passagem pela faculdade. Minha experiência foi muito boa, não tive nenhum problema que não fosse rapidamente solucionado. Tinha muito medo por estar estudando em outro estado e que essa distância atrapalhasse meus estudos, mas deu tudo certo.”

A jornada de Marcelo comprova que a dedicação e a busca por conhecimento podem transformar uma carreira. Agradecemos a sua atenção e desejamos todo o sucesso em projetos futuros! 😊

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
rafaelasilva

Empreendimentos que inspiram

Querer transformar boas ideias em negócios é comum, mas ter uma empresa pra chamar de sua não é moleza, não. O Manuel Vargas e nossos

Leia mais »