Charles Luiz, nosso aluno da pós-graduação em Arquitetura de Software, iniciou sua jornada com tecnologia como técnico em Informática.
“Como todos na minha família comecei atuando como mecânico de automóveis, ainda adolescente, e tive empregos em vários setores comerciais, mas sempre tive interesse pela tecnologia e passei a atuar como técnico em informática.”
O estudante iniciou sua jornada acadêmica com uma graduação em Matemática, mas já atuava e decidiu trocar de curso, ingressando Computação.
“Acredito que esse tenha sido o momento chave em minha carreira, pois tem sido uma experiência incrível atuar com tecnologia.”
Em meio a networkings e palestras, Charles conheceu o Infnet:
“Conheci o Infnet através de um ciclo de palestras em 2014 sobre UML e Java, na época ainda estava na UFF fazendo graduação. Fui muito bem atendido na ocasião e as palestras foram incríveis. Consequentemente, isso despertou uma vontade de estudar na instituição, e como sempre me interessei por Arquitetura de Software, assim que recebi a grade curricular do curso nem pensei duas vezes, me inscrevi.”
Atualmente, Charles é Engenheiro de Software na Cinemark Brasil, mas compartilhou algumas histórias de como chegou lá:
“Atuei em uma empresa que realizava comunicações marítimas em equipamentos náuticos, e depois em diversas empresas com segmentos diferentes no mercado. Dentre os projetos que já atuei, o SAFE foi o mais interessante. Trata-se do sistema de acompanhamento e embarques da Transpetro do Rio de Janeiro, muito importante para a Petrobrás, pois acompanha em tempo real durante 24h por dia todas as embarcações de petróleo no mundo.”
O estudante também contou que o Infnet tem proporcionado a oportunidade de aprender o que o mercado atual espera de um profissional de tecnologia.
“Com um excelente corpo docente e uma ótima estrutura as aulas têm sido incríveis, e posso dizer que em minha atual empresa tive a oportunidade de aplicar muita coisa que tenho aprendido lá.”
Embora ainda esteja na metade do curso, Charles contou que a disciplina que mais gostou até agora foi a de Arquitetura de Software.
“Posso destacar com certeza que a Arquitetura de Software foi a que mais me agradou, com o professor Vitor de Lima Ferreira, que trouxe exemplos práticos e atuais.”
Charles deixa um conselho aos que estão iniciando a vida acadêmica agora.
“Como conselho aos novos alunos, eu diria que tudo se resume a “perseverança”, acredito que todos nós que estudamos tecnologia já passamos por aquele período de pensar em desistir, pois o caminho é árduo, mas o final é compensador. A área é muito desafiante, mas isso deve ser um motivador, pois é muito bom ver cada cliente satisfeito com seus projetos.”