VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com a professora Samara Araújo

A professora Samara Araújo atua no MBA em Marketing Digital em disciplinas relacionadas à produção de conteúdo. Conversamos com ela para conhecer um pouco sobre sua história de vida e carreira profissional.

aspas

“Nasci no interior de Minas Gerais e, assim como muitos jovens negros, periféricos e de escola pública, vi nos estudos a oportunidade de transformar minha realidade.”

Ela contou que, apesar de ter se formado em Jornalismo, sua vontade sempre foi de se tornar professora.

“Apesar de me interessar por comunicação de maneira ampla, sempre quis ser professora, com o objetivo de seguir a carreira acadêmica. Para isso, dividia meu tempo na graduação entre o trabalho e a pesquisa. Foi desafiador. Como pesquisadora, trabalhei por anos com a representação étnico-racial negra, a identidade e a memória nas ficções seriadas, temas que mais tarde aprofundei na minha monografia de mestrado. Foi onde me encontrei e pude dar os primeiros passos rumo à docência.”

A professora Samara explicou que, por ter ido cursar a graduação longe de casa, precisou trabalhar paralelamente à faculdade.

“Foi assim que comecei a atuar com o marketing, inicialmente em organizações privadas e públicas e, posteriormente, empreendendo por conta própria. Para atender bem meus clientes, na época ainda locais, me aperfeiçoei em marketing digital.”

A professora Samara possui mestrado na área de práticas comunicacionais e tempo social, e é co-fundadora da Saro educacional, uma empresa de consultoria de marketing.

 

“Hoje minha empresa é focada em educação digital, e atuamos nos bastidores com experts e instituições de diferentes nichos. Atuamos na propagação da educação digital por meio dos produtos digitais. A democratização da educação é algo que me encanta; a educação transformou minha realidade de vida e participar estrategicamente do processo de aquisição e formação de milhares de alunos é uma realização.”

No entanto, ao optar por empreender, ela confessou sentir medo de ter feito a escolha errada.

“Achei que abrir mão do doutorado e focar na minha empresa seria o fim da minha carreira e do meu sonho de lecionar, mas foi o contrário. Pela minha atuação prática, surgiram mais oportunidades de lecionar. Ao conciliar a docência com a atividade empresarial, sinto que ambas se completam e me tornam uma profissional melhor. Não abro mão de ensinar aquilo que faço todos os dias nos bastidores das operações.”

Para os que estão começando agora, a professora Samara aconselha a serem resilientes e a entenderem que existem vários caminhos para alcançar nossos objetivos e sonhos, e o que é postergado não é negado.


Parabenizamos a professora Samara por sua linda trajetória e agradecemos pela atenção!