A professora Sabrina Serafim atua no MBA e na graduação em Marketing Digital do Instituto Infnet e compartilhou conosco um pouco de sua trajetória até aqui.
“Sou carioca, filha de um gaúcho e uma baiana. Estudei comunicação, gestão de negócios e depois fiz um mestrado em educação, gestão e difusão em biociências. A curiosidade já me levou a muitos lugares: mudar de cidade, morar fora do país, aprender novo idioma, mudar de área…”
Ela diz ter se encontrado na área do Marketing, mas relembra as guinadas em sua trajetória.
“Minha trajetória profissional não foi uma linha reta, passei por diferentes áreas, como eventos, comunicação institucional, cultura, hospitalidade, assessoria de imprensa e produção de TV até atingir o meu objetivo: trabalhar com estratégia de marketing.”
Apesar de ter seguido carreira acadêmica, a professora Sabrina diz que é na prática que mais aprende.
“Empreendo há mais de dez anos, dou aula, sou pesquisadora acadêmica há quatro anos e também colaboro em projetos e redes de negócios. Muitas vezes, errei a dose, o caminho, a intensidade. Assim descobri o empreendedorismo criativo, marketing de propósito e o ativismo pela diversidade, equidade e inclusão. Comecei a aprender mais sobre diálogo, escuta ativa e conexão com pessoas, projetos e organizações. E aprendo todos os dias que é possível desenvolver estratégias sustentáveis e reais.”
Durante sua carreira, teve a oportunidade de atuar em empresas como Petrobras, GL Events, B2W, UK National Lottery, Prada e Sportsworld, na Alemanha, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Portugal. Atualmente, atua como consultora em comunicação e marketing e como professora do Instituto Infnet.
“Me tornar professora foi um passo importante na minha trajetória. Eu sempre gostei de compartilhar as minhas descobertas, estudos e aprendizados profissionais. Mais do que isso, a sala de aula permite trocas incríveis de experiência e pontos de vista com pessoas diversas, o que sempre me possibilitou aprender com cada aluno que passa pela sala de aula. É algo que me instiga bastante. Poder acompanhar o desenvolvimento de novos profissionais é algo ímpar, poder vê-los indo muito além do que foi ensinado em sala de aula.”
Sua trajetória com o Infnet começou em 2018 com um convite da professora Flávia Crizanto para palestrar sobre estratégia em uma classe de graduação.
“Dois anos depois, em 2020, recebi o convite para me juntar ao quadro fixo de professores do Infnet. Tem sido gratificante devido à valorização da experiência profissional, à metodologia de ensino inovadora e interativa, à infraestrutura de qualidade e à possibilidade de interação em tempo real com os alunos, preparando-os para o mercado de trabalho.”
Além da experiência corporativa e em sala de aula, a professora Sabrina também é pesquisadora em divulgação científica no Sinapse Lab, do Instituto Federal.
“O projeto mais desafiador foi o meu primeiro livro “Cada segundo conta: o uso do TikTok na divulgação científica” (Editora CRV, 2023). Desde 2019, pesquiso academicamente sobre mídias sociais na divulgação científica, e a investigação deu origem à obra. Poder juntar a experiência de mercado com a pesquisa acadêmica me traz uma compreensão mais aprofundada do comportamento dos usuários e das plataformas de mídias sociais.”
Aos que estão iniciando a carreira agora, a professora aconselha a serem curiosos.
“Se permitam conhecer diferentes áreas, leiam sobre diversos assuntos, conversem com pessoas diferentes de vocês. Trabalhar com comunicação é desenvolver o senso crítico e o primeiro passo para isso é ser uma pessoa curiosa!”