Um levantamento realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) apresentou as dez principais tendências para os próximos cinco anos.
Segundo a pesquisa, que alcançou 803 empresas de 27 setores diferentes ao redor do mundo, os avanços tecnológicos serão responsáveis por modificar 23% das ocupações até 2027.
Conheça as tendências:
1. Aplicativos e plataformas digitais
Serão implementados em cerca de 88% das empresas.
2. Tecnologias educacionais e de desenvolvimento da força de trabalho
Estão na mira de 81% das empresas que responderam à pesquisa. Não se limitar ao aprendizado em ambientes formais é uma das habilidades profissionais que mais devem ser exigidas nos próximos anos.
3. Blockchain
É uma tecnologia de registro de dados segura e transparente, que continuará sendo muito usada para criar novas aplicações financeiras, como criptomoedas e contratos inteligentes.
4. IoT e aparelhos conectados
É uma área que terá crescimento de demanda por especialistas. A possibilidade de integração com outras áreas, como ciência dos dados e inteligência artificial, potencializa a demanda.
5. Computação em nuvem
Essa tendência também terá um crescimento da oferta de vagas. Com a hospedagem de servidores e softwares conectados à web os sistemas serão cada vez mais acessíveis.
6. Segurança cibernética
Destaca-se com a profissão de Analista de Segurança da Informação ocupando o quarto lugar das profissões com maior crescimento no número de vagas.
7. E-commerce
O comércio eletrônico continuará sendo adotado por cada vez mais empresas.
8. Big Data
Trata-se do uso de grandes ou complexos volumes de dados. Seu smartphone, websites, aplicativos, máquinas e carros estão coletando dados a todo momento, e as empresas precisam tomar decisões baseadas nesses dados.
9. Tecnologias de gestão ambiental
Essas tecnologias também estão em pauta. A expectativa é que vagas para especialistas em sustentabilidade devem crescer em torno de 33%.
10. Tecnologia de mitigação das mudanças climáticas
A expectativa é que a transição energética impulsione a geração de novos empregos nessa área.