Metodologia de ensino
O que é PBL?
Durante a faculdade, você aprende o tempo todo realizando projetos. Praticamos o Aprendizado Baseado em Projetos, do inglês Project Based Learning (PBL). Trata-se de uma metodologia inovadora, cada vez mais usada no mundo. Ela dá ao aluno autonomia, na medida em que aprende desenvolvendo seu projeto. Também orienta o aprendizado para a construção, para o desenvolvimento, para a criação de soluções, tornando-o mais prático. Trabalhando em projetos você também desenvolve competências interpessoais e a criatividade. Oferece a oportunidade de aprender com desafios do mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos.
Elementos-chave do processo
Ao invés de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fração dela através de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios difíceis para os alunos resolverem, com a apresentação de alguns conceitos para apoiá-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam. É uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organização.
Cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver, de dificuldade compatível com os desafios reais da profissão. Pelos dos projetos, é possível integrar conhecimentos que no modelo tradicional são tratados apenas isoladamente.
Os projetos são desafios similares aos encontrados no mercado de trabalho, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.
Os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de informações, a qualidade do trabalho e os obstáculos encontrados, além de darem e receberem feedback como parte de seu aprendizado. Estudos da ciência da educação mostram que praticando e tendo feedbacks sistemáticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conteúdos. No método, são trabalhadas competências necessárias para o mercado de hoje, como o pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa.
O QUE É CBL?
Trata-se do Aprendizado Baseado em Competências, do inglês Competency Based Learning (CBL). É trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conteúdos que o aluno deve aprender, pelas competências que o aluno deve desenvolver para exercer sua profissão no mercado de trabalho. O aprendizado durante o curso é orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências. E no Infnet, essas competências são sempre trabalhadas dentro de projetos, o que as torna ainda mais reais e aplicadas.
Quando um curso no modelo CBL é desenvolvido, os educadores não começam a preparar um plano de aula baseado na escolha de conteúdos e leituras. Em vez disso, começam por identificar as competências necessárias para a atuação do profissional e, em seguida, selecionam os materiais e atividades para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Infnet, que usa paralelamente o método de aprendizado por projetos, normalmente esses materiais são atividades práticas, e não apenas leituras e vídeos.
O aluno progride no curso na medida em que adquire novas competências e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de competências necessárias para a nova profissão. Esse modelo é muito mais alinhado com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais competências o profissional formado domina.
PONTOS ESSENCIAIS DO CBL:
- Alinhado com o mercado de trabalho;
- Centrado nas competências necessárias para o exercício profissional;
- Mais prático que o modelo tradicional de ensino.