
Com o desenvolvimento do mundo digital e o crescimento da competitividade entre empresas, dados se tornaram produtos valiosos dentro das organizações, aumentando a demanda por profissionais capazes de transformar esses dados em informações relevantes para os negócios.
Dentro desse cenário, o cientista de dados se destaca dentre os profissionais na área de tecnologia.
Para te ajudar a entender melhor sobre uma das áreas de atuação mais procuradas hoje, montamos um guia com as principais informações para quem pensa em atuar na área.
O que você vai encontrar aqui:
- O que é Data Science e qual é a sua importância?
- O que faz um especialista em Data Science
- Demanda por profissionais de Data Science
- Quanto ganha um especialista em Data Science?
- O que cursar para trabalhar na área?
O que é Data Science e qual é a sua importância?
Data Science – em português ciência de dados – é a área que estuda e extrai informações em cima de dados estruturados e não estruturados. O processo acontece através da coleta, preparação, análise e visualização dos dados, transformando dados brutos em informações e insights mais acessíveis.
A importância é evidente no mundo dos negócios, pois facilita a análise de grandes volumes de dados para decisões informadas. Essa atividade auxilia empresas a aumentarem sua eficiência operacional e aprimorarem seus produtos e serviços.
Além disso, a ciência de dados apoia o gerenciamento de riscos de forma proativa, ao facilitar a previsão de tendências.
O que faz um especialista em Data Science

Um especialista em Data Science pode desempenhar funções como coletar, limpar e combinar grandes quantidades de dados, aplicar técnicas estatísticas e algoritmos de machine learning a esses dados para extrair informações, além de interpretá-las para os stakeholders.
Esse profissional também é responsável por desenvolver modelos preditivos e prescritivos, bem como outras formas de descoberta de padrões e tendências, criando soluções de problemas complexos de negócios com base nos dados encontrados.
Demanda por profissionais de Data Science
Nos últimos anos, a demanda por profissionais de data science cresceu de forma persistente, impulsionada pela valorização dos dados em de organizações governamentais e empresas.
Como resultado do déficit de profissionais qualificados, as oportunidades de emprego na área são muito atrativas. As indústrias de tecnologia, saúde, finanças, marketing e manufatura são algumas das áreas com maior demanda por profissionais especializados.
Quanto ganha um especialista em Data Science?
Assim como em todas as profissões, o salário de um profissional de Data Science varia de acordo com sua experiência na área de atuação.
Segundo o “Guia Salarial 2024” da Robert Half, no Brasil, um cientista de dados recebe aproximadamente R$14.400, com profissionais mais experientes chegando na até R$24.100.
O que cursar para trabalhar na área?
Investir em uma formação especializada é o primeiro passo para conseguir construir uma carreira de sucesso em Data Science. Atualmente, existem graduações direcionadas à área que garantem uma abordagem completa para a formação profissional.
A Faculdade Infnet oferece uma Graduação Live em Ciência de Dados, com nota máxima pelo MEC, além de uma pós-graduação em nível de MBA em Data Science.