
Você já imaginou participar da criação de sistemas que revolucionam o uso da tecnologia em todo o mundo? Desde o desenvolvimento da próxima geração de inteligência artificial até a criação de software para carros autônomos, a engenharia da computação oferece a oportunidade de transformar ideias em realidade e impactar o mundo tecnológico.
Para te ajudar a entender melhor sobre uma das áreas de atuação, montamos um guia com as principais informações para quem pensa em atuar na área.
O que você vai encontrar aqui:
- O que é Engenharia de Computação?
- O que faz Engenheiro de Computação?
- Como é o mercado para especialistas em Engenharia de Computação?
- O que cursar para trabalhar na área?
O que é Engenharia de Computação?
A Engenharia de Computação é a área da tecnologia que desenvolve tanto hardware quanto software.
Assim, esse profissional se envolve com microprocessadores, circuitos eletrônicos, na ligação entre equipamentos e acessórios, e no desenvolvimento de programas.
O que diferencia esse profissional de outros, como o engenheiro de software ou o cientista da computação, é sua capacidade de olhar para essas duas dimensões da tecnologia: hardware e software.
O que faz Engenheiro de Computação?
As atividades de um engenheiro da computação variam dependendo da sua área de atuação, podendo envolver desde a criação de aplicações, sistemas operacionais e aplicativos móveis, até o projeto de hardware, incluindo o design de componentes eletrônicos como processadores e placas-mãe, além de sistemas embarcados.
Ele também atua na arquitetura de sistemas, análise e resolução de problemas, gerenciamento de projetos e também no campo da inovação, explorando novas tecnologias e desenvolvendo algoritmos avançados.

Como é o mercado para especialistas em Engenharia de Computação?
O mercado para Engenheiros de Computação está em crescimento e as oportunidades se dão nos mais diversos setores, como na indústria de tecnologia, atuando na fabricação de dispositivos eletrônicos, elaboração de arquitetura de softwares, ou com robótica. Pode também atuar junto às empresas de energia, com sistemas de monitoramento e otimização para criar tecnologias sustentáveis.
Ou até mesmo fazer parte de instituições de desenvolvimento de inteligência artificial, como a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, contribuindo para a pesquisa e inovação de IAs revolucionárias pro mercado.
O que cursar para trabalhar na área?
A Faculdade Infnet oferece a Graduação em Engenharia de Computação, com nota máxima pelo MEC e uma metodologia de ensino apoiada no estudo baseado em projetos, permitindo cursos que engajam mais, onde você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa para o mercado de trabalho.