O professor Otto Nascimento, que atua no MBA de Data Science do Instituto Infnet, possui formação em economia, mas é apaixonado pelo mundo dos dados.
“Ainda na graduação em Economia me interessei por probabilidade, por estatística e por aprender a programar, para poder processar dados e utilizá-los nos métodos econométricos. Ainda não sabia que estava iniciando minha trajetória em Ciência de Dados.”
Após a graduação, ele optou pelo mestrado em Modelagem Matemática, onde teve o primeiro contato com diversas áreas da ciência de dados, como aprendizado de máquina e visualização da informação.
“Assim que terminei o mestrado fui contratado para trabalhar no Centro de Pesquisa do INRIA em Paris, para ser Engenheiro de Pesquisa. Lá, trabalhei com a coleta e pré-processamento de dados de sensores, o que expandiu muito minhas habilidades de como manipular a informação a partir da lapidação do dado bruto.”
Após a temporada em terras estrangeiras, ele conta que voltou para o Brasil e trabalhou como pesquisador por quase cinco anos na Fundação Getúlio Vargas.
“Trabalhei em diferentes projetos nesse período, aplicando métodos quantitativos para problemas socioeconômicos. Por exemplo, utilizei métodos de otimização sob incerteza, também relacionei ciência de dados com microeconomia, e econometria, além de ter aplicado aprendizado de máquinas para lidar com dados faltantes.”
Além da experiência profissional, no campo acadêmico ele está no final do doutorado em Inteligência Computacional, onde contribui como pesquisador em projetos multidisciplinares que aplicam métodos de Aprendizado Profundo em Problemas de Saúde Pública. Além disso, há um tempo também atua como professor no ensino superior.
“Fui convidado pelo Infnet para ministrar o bloco de Estatística para Ciência de Dados no MBA de Data Science. Esse convite veio do Professor Fernando Ferreira, Coordenador do MBA, após parcerias em pesquisas na área de Inteligência Computacional. Tem sido incrível, uma vez que temos diversos alunos com muita vivência, o que gera trocas ricas, além de possibilitar a construção de um curso com fundamentação teórica, mas também com bastante aplicação prática.”
Agradecemos o professor Otto pela atenção e pela parceria! 😀