VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com o professor Luis Palma

Neste semestre que se iniciou, estamos com um novo professor no time da Faculdade Infnet. Luis Palma é mestre e engenheiro de computação, especialista em Java e em Android, e possui 20 anos de experiência na área da tecnologia da informação. Seu interesse surgiu em uma época em que o acesso à internet ainda não era tão difundido como hoje.

aspas

“Meu contato com TI começou quando ganhei da minha família um computador AT 386SX
com 1 MB de RAM e 40 MB de disco rígido. Tinha predileção por videogames, mas acabei os deixando de lado para fazer pequenos programas em Basic e Clipper no MS-DOS. Como sempre fui uma pessoa bastante lógica e detalhista, resolvi seguir a carreira de Informática.”

Desde cedo, Luis encarava a atuação como professor como uma atividade prazerosa. Ele descobriu sua afinidade com o ensino durante o ensino médio, quando ministrava aulas de Física, Matemática e Química.

“Eu adorava ministrar aulas para colegas com dificuldade. Me sentia útil e era uma forma de vencer minha timidez e sociabilidade.”

No Infnet, o professor recebeu um convite para conduzir uma aula-ensaio em setembro de 2023.

“Recebi o convite, fui aprovado pela banca e imediatamente aceitei. Fiquei entusiasmado por ser reconhecidamente uma das melhores instituições de ensino superior e pós-graduação do Brasil. Enxerguei honra e mérito em fazer parte de um corpo docente de acadêmicos qualificados em titulação, mas com muita bagagem corporativa idem, características que acho imprescindíveis.”

Como professor do MIT em Desenvolvimento Mobile, Luis acredita firmemente que o desenvolvimento de software sempre terá demanda, independentemente dos avanços em ferramentas relacionadas à Inteligência Artificial.

 

“Para quem não gosta muito de codificar, mas gosta de Tecnologia de Informação, a área de teste sempre será um nicho relevante e seguro. E não menos importante, para suportar todo o hardware/redes necessárias para rodar os sistemas, o pessoal de infra, que está se tornando Devops, será sempre crucial.”

Aos aspirantes a profissionais de TI, Luis compartilha o conselho do personagem “extraterrestre” Bilu: “apenas busquem conhecimento”.

“Estude bastante, pegue dicas e insights com os colegas mais experientes, faça networking, use as ferramentas de inteligência artificial de forma a aumentar sua produtividade e não para resolver todos seus problemas, e eleve seu grau de paciência e persistência ao infinito – o sucesso, seja na execução de um algoritmo, ou na conquista de uma vaga altamente remunerada, pode não ser rápido. Porém o resultado, seja em realização profissional-financeira ou pessoal, virá, pode acreditar.”

Seja muito bem-vindo, professor! Estamos felizes em tê-lo conosco. 😀