Hoje, vamos conhecer a trajetória do professor Diego Tadeu, que encontrou na tecnologia um meio de transformação pessoal e coletiva. Sua primeira opção de graduação foi em Geografia, motivado pelo interesse em geopolítica. No entanto, uma experiência inesperada mudou completamente o rumo da sua vida.

“Uma aula terminou mais cedo e fui ao centro de tecnologia da UFRJ, onde vi dois alunos alterando um emulador ou jogo, na época o 'Street Fighter 2'. Aquilo mexeu comigo e me deixou curioso sobre a área. Nunca havia tido contato com computação e desenvolvimento de software.”
Diego Tadeu Martins Acioly Ribeiro Dias
Essa curiosidade despertou um novo propósito: deixou o curso de Geografia no terceiro período e passou a estudar Tecnologia da Informação. Desde então, nunca mais parou. Formou-se em TI, fez MBA em Engenharia de Software, especialização em Gerenciamento de Sistemas e concluiu um mestrado em Administração, com foco em Transformação Digital.
“Sempre busquei um senso forte de propósito e responsabilidade, e encontrei na tecnologia um meio de causar impacto positivo na vida das pessoas, de diversas formas, como atendendo um cliente, auxiliando pares, mentorando pessoas em migração de carreira, empoderando jovens talentos e identificando potencial nas pessoas.”
A relação com o Instituto Infnet começou nos anos 2000, logo após sua mudança de área. Foi ali que, ainda jovem, vislumbrou pela primeira vez a possibilidade de ensinar.
“Realizei cursos que me desenvolveram, como o de Web Design. Com o conhecimento adquirido, consegui meu primeiro estágio. Tive na instituição excelentes professores, profissionais de mercado, e eu com meus 20/21 anos, já me via como professor na instituição, só faltava estar preparado.”
Hoje, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, Diego atua como analista desenvolvedor na Icatu Seguros, tendo passado por áreas como análise de sistemas, requisitos, operações de TI, gestão de projetos e desenvolvimento de produtos digitais.
Na sala de aula, ele procura aproximar os conteúdos da realidade profissional dos alunos, atuando também como mentor e incentivador. Para ele, é fundamental estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a busca por propósito.
“Nunca teremos todas as respostas, mas podemos ‘afunilar’ nossas dúvidas, isso é, saber pesquisar, porém, para tal, é necessário um mínimo de conhecimento. É importante ser curioso, colaborar e sempre buscar estar fora da zona de conforto.”
A experiência como professor no Infnet tem sido, segundo ele, enriquecedora. Ele reconhece nos alunos perfis diversos e acredita que parte de seu papel é também ajudá-los a se encontrarem.
“Há alunos de alto nível e alunos novos na área. Há uma identificação clara da minha parte com ambos os perfis. Há alguns alunos que ainda estão se descobrindo profissionalmente, e entendo que cabe ao professor trazer essa realidade para sala de aula, atuando também como mentor.”
O maior reconhecimento do seu trabalho vem dos próprios alunos, afirmou.
“O momento mais gratificante de ser professor, sem dúvida, é quando recebo uma mensagem de um ex-aluno contando que conquistou uma vaga ou uma promoção e que minhas aulas ajudaram nessa conquista. Saber que pude contribuir de forma concreta para o crescimento profissional (acredito que também pessoal) de alguém é o que me move como professor, principalmente porque passei pelo mesmo.”
Agradecemos ao professor Diego Tadeu por compartilhar sua trajetória conosco. Sua atuação no ensino e na área de tecnologia certamente deixa uma marca positiva em quem passa por suas aulas! 💙