O mercado de marketing digital tem passado por uma evolução significativa ao longo das últimas décadas, impulsionada pela rápida adoção de tecnologias e avanços nas plataformas online.
No entanto, mesmo antes dessa revolução, a professora Juliana Ugulino já sabia que era com isso que ela queria trabalhar. No post de hoje, batemos um papo super descontraído com a professora sobre carreira, marketing digital e vocação.
“Me formei em Jornalismo, depois fiz uma pós-graduação em Marketing e diversos cursos de formação em Marketing Digital. Hoje sou mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.”
Na vida profissional, ela diz que atuou por muito tempo com comunicação corporativa, até que em dado momento decidiu que gostaria de empreender.
“Abri com uma sócia uma agência de inbound marketing. Foi uma experiência riquíssima, que me permitiu aprender e dominar diversas disciplinas da área, conectando com o Comercial, e atender médias e grandes empresas de diversos setores.”
A professora conta que empreender em uma área que era nova não só para ela, como para todo o mercado, foi uma grande aventura.
“Foi muito desafiador ter que aprender rapidamente diversas técnicas e estratégias, testar e aplicar para validar modelos, enquanto precisava ainda desenvolver competências como gestão de pessoas, colaboração, vendas e gestão do negócio. Sem dúvida, foi uma experiência que contribuiu muito para o meu desenvolvimento.”
Em uma nova etapa da sua vida, realizou novamente uma transição de área para se concentrar em consultoria, aulas e treinamentos, sua grande paixão. Juliana, que fez sua primeira formação em Marketing Digital há quase 20 anos no Infnet, se diz muito feliz em estar de volta, dessa vez para retribuir os ensinamentos de uma vida toda.
“Jamais esqueci a qualidade dos professores e da infraestrutura. Voltar como professora, tantos anos depois, é uma grande alegria. A instituição tem uma característica muito particular de adotar métodos e processos de classe mundial, mas manter um ambiente acolhedor, em que todos se conhecem pelo nome.”
Aos que estão começando a trajetória na área de marketing, a professora aconselha:
“Sejam curiosos, estejam atentos às oportunidades do mercado. Leiam, pesquisem, ouçam, conversem, desenvolvam autonomia nos estudos para se aprofundarem no que faz sentido para vocês. Mas, jamais esqueçam de atender em suas estratégias e iniciativas às necessidades humanas básicas de conexão, empatia, pertencimento e contribuição. Sem isso, não há sucesso.”
Por fim, ela diz que há muitas oportunidades no Marketing Digital e que é um mercado muito aquecido. Acrescenta ainda que, para além das tecnologias que estão automatizando parte dos processos que ainda fazemos manualmente, sempre permanecerá relevante o profissional inovador com capacidade de ouvir o cliente final e planejar estratégias unindo criatividade, sensibilidade e visão de negócios. Isso jamais será automatizado.