Gabriel Carvalho, nosso aluno da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, começou a ter interesse pela área de programação quando iniciou seu Técnico de Informática no CEFET-RJ, no ensino médio.
Ele contou que o início de sua jornada em tecnologia não foi fácil, mas que teve as pessoas certas em seu caminho para encorajá-lo.
“Foi através de conversas com profissionais experientes que fui convencido a enxergar a área tecnológica com bons olhos e fazer uma faculdade onde pudesse aprender mais sobre softwares, sistemas e computação.”
De forma despretensiosa, em conversa com um cliente de seu pai, Gabriel conheceu o Infnet e decidiu ingressar na graduação.
“Esse cliente é um programador muito gabaritado e me apresentou a faculdade, dizendo que realmente valeria a pena me graduar em TI. Achei tudo aquilo interessante, resolvi fazer o vestibular do Infnet e consegui uma bolsa. Escolhi o Infnet por ver boa qualidade de ensino e por ter uma boa estrutura. Mas certamente o principal motivo é o ensino estar alinhado com o mercado de trabalho.”
Ele contou que atualmente está desenvolvendo seus aprendizados como monitor estagiário no Infnet.
“É a minha segunda oportunidade de estágio e tem sido uma experiência incrível porque une duas coisas de que gosto muito: escrever códigos e ajudar pessoas por meio do ensino. Além disso, a monitoria tem me ajudado a ter mais domínio de: HTML, CSS e JavaScript.”
O aluno seguiu falando sobre o projeto mais interessante que já fez.
“Sem dúvida foi o projeto desenvolvido durante o ZENCON, que é o Hackaton da ZENIQ, uma empresa voltada para soluções financeiras baseada em serviços de tecnologia Blockchain. Minha equipe desenvolveu um site usando React JS e usamos o Hardhat, que é um framework JavaScript para interagir com smart contracts.”
Gabriel contou que sua disciplina favorita até o momento foi a de HTML/CSS, ministrada pelo professor Cidcley Schmitt.
“Além de ser uma área que gosto, o professor, na minha opinião, é incrível. O jeito sempre bem-humorado e atencioso de ensinar foi um fator que contribuiu ainda mais para que eu gostasse da matéria. Não à toa, sou monitor de HTML, CSS e Javascript hoje em dia.”
De acordo com ele, sua experiência aqui no Infnet tem sido muito construtiva.
“O Infnet tem ajudado bastante na construção da minha carreira. Tenho desenvolvido hard skills, como as linguagens JavaScript, C# e Java. Além disso, tenho aprendido e melhorado em algumas soft skills, como trabalhar em equipe e ter uma boa comunicação. Acredito que ao final da graduação eu serei um profissional qualificado para o mercado e o Instituto terá muita participação nisso.”
Por fim, nosso aluno deixou conselhos especiais para quem está iniciando agora.
“Quando comecei a programar, encontrava muitos empecilhos. Então saiba que, se você quer entrar no mundo da programação, terá obstáculos. Mas continue focado e não desista. Direcione seus estudos e conte com a ajuda de pessoas mais experientes.”