VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com Ciro Della Volpe

Tivemos a oportunidade de conversar com Ciro Della Volpe, aluno da Graduação Live de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para conhecer um pouco mais sobre sua história e trajetória profissional.

aspas

“Nascido no litoral de São Paulo, morei no Guarujá até os 17 anos. Depois, me mudei para São Paulo, onde iniciei meus estudos em Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de São Paulo. Foi lá que comecei a programar em baixo nível. Em 2016, enfrentei um período difícil, com uma internação devido à depressão, o que me obrigou a interromper temporariamente a faculdade.”

Porém, sem desistir de seguir os estudos, Ciro conseguiu achar uma forma de retomar os estudos.

“Durante esse tempo, me dediquei a cursos de curta duração, o que me tornou um autodidata apaixonado por documentação. Em 2018, minha filha nasceu e eu já havia migrado minha carreira para a música. No entanto, por questões financeiras, retomei a programação em 2019. Desde então, escalei posições, de desenvolvedor júnior até chegar ao cargo de Technical Product Manager, que ocupo atualmente.”

A necessidade financeira  e a chegada da pandemia foram fatores decisivos para que Ciro decidisse se aprofundar na área de TI e optasse por um curso de graduação remoto.

 

 

E já estava no mercado de trabalho quando a pandemia começou, e com o isolamento, surgiu a oportunidade de fazer uma graduação EAD. Foi assim que decidi seguir na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.”

A experiência profissional de Ciro é diversa e marcada por uma ascensão rápida.

“Eu era músico até 2019, quando fiz um curso gratuito de programação. Após o curso, comecei a trabalhar na SmartFit como desenvolvedor backend na marca BioRitmo. Fui subindo na carreira: Júnior, Pleno, Sênior, Líder e hoje sou Technical Product Manager de um aglomerado de marcas.”

Entre os projetos que desenvolveu, Ciro destacou um em especial.

“A construção do backend do app da BioRitmo foi bem desafiadora. Utilizamos a tecnologia GraphQL junto com Rails, o que era bem avançado para o padrão do mercado.”

Segundo Ciro, o Infnet tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento contínuo de sua carreira, o incentivando a buscar documentação de diferentes formas e fontes, algo que é essencial em sua área de atuação.


Para aqueles que estão começando suas carreiras, Ciro tem um conselho valioso.

“Foquem em entender o princípio do pensamento computacional e o que está sendo escrito com código. Não copie e cole ideias que você não entende.”

Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência conosco, Ciro! Desejamos a você todo o sucesso 😊