VIDA NA ESCOLA

Bate-papo com a professora Flávia Crizanto

A professora Flávia Crizanto é natural de Minas Gerais, mas se apaixonou por Niterói, onde vive há 9 anos. Ela fez mestrado na área de comunicação e tecnologia e tem um compromisso muito grande com a transformação social.

aspas

“Acredito que as empresas devem crescer assumindo a responsabilidade de resolver problemas com uma abordagem mais inclusiva e sustentável. Por isso, há mais de 15 anos, busco que minha experiência enquanto jornalista faça diferença nas estruturas sociais e, principalmente, na vida de outras mulheres.”

Ela nos contou que começou sua carreira no mundo do marketing e da TV, mas a paixão pelo jornalismo falou mais alto e de maneira orgânica ela se tornou produtora, repórter e apresentadora.

“Passei cinco anos na televisão, testemunhando a transição da mídia tradicional para um universo tecnológico. Nesse mesmo período também me dediquei ao mestrado e a uma pesquisa que questionava como os profissionais e o ensino da comunicação em diversas instituições não levavam em consideração algoritmos e a cultura do software.”

O seu próximo passo foi o jornalismo impresso, que também estava experimentando a digitalização. Ela nos contou que teve a oportunidade de trabalhar em temáticas relacionadas aos direitos humanos, educação e saúde.

“Mesmo sem ser mãe, pude ser uma voz local para o debate sobre violência obstétrica, o que acabou se desdobrando em um blog chamado Lugar de Mãe é Aqui. Foi assim, em 2012, que descobri o poder do Marketing de Conteúdo. Quando grandes empresas começaram a buscar espaço no blog, entendi a dinâmica da construção da autoridade e da otimização de websites.”

A professora Flávia então começou a trabalhar como webwriter e fez a transição de carreira para a tecnologia ao atuar em uma agência de SEO, onde pôde conectar os aprendizados do SEO técnico e do jornalismo.

Após alguns anos, a vontade de empreender falou mais alto e em 2017 ela fundou sua empresa de consultoria especializada em tráfego orgânico, conteúdo e SEO.

 

 

“Hoje posso dizer que construção de conhecimento, diversidade e equidade de gênero passaram a ser meu norte. A Experta, minha empresa, é uma expressão do poder da mulher na tecnologia.”

Nessa época, iniciou sua atuação como docente no bloco de Marketing de Conteúdo, aqui no Infnet.

“Desde que comecei a aprender sobre a relação da tecnologia com a Comunicação senti a necessidade de partilhar todo esse aprendizado. Ser professora me permite dividir o que sei e continuar em constante aprendizado. Sempre que ensino algo, aprendo muito mais. Estou no Infnet desde 2017. Gosto muito da metodologia de ensino pautada em experiências práticas, e me sinto muito respeitada como professora por ter autonomia para tomar decisões.”

Aos que estão começando agora, a professora aconselha que foquem em dominar as bases do conhecimento da área que atuam, e também alerta para a crescente importância da análise de dados dentro da área de marketing.

“Quem conhece as bases é capaz de passar por mudanças e se adaptar a diferentes contextos e cenários. Quando apenas seguimos um fluxo, corremos o risco de pegarmos ondas de momento e não de navegar por qualquer mar. Além disso, cada vez mais o campo da Comunicação e do Marketing exige profissionais capazes de transformar informação e números em conhecimento. O foco deve estar na aplicação de estratégias e ações mais assertivas. O mercado de trabalho não quer achismos. Hoje a tecnologia nos entrega diversificados recursos para tornar nossos trabalhos mais eficazes.”

Muito obrigada pelo seu tempo, professora Flávia! 🥰