Neste novo semestre que se inicia contamos com cinco novos profissionais incríveis na equipe de professores do Instituto Infnet. Hoje, vamos conhecer um pouco da história de um deles.
Criado em Irajá, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, o professor Pablo Rangel nunca se deixou abater pelas muitas dificuldades em sua trajetória, nem desistiu daquilo que acreditava ser o seu propósito.
Ainda criança, em função de uma situação de saúde, teve muita dificuldade para frequentar a escola. Porém, graças ao avanço dos tratamentos disponíveis e à dedicação de seus pais, ele pôde dar continuidade aos estudos.
“Dado o avanço da ciência, somente no meio da adolescência tive uma melhora que me permitiu continuar e lutar pelos meus objetivos. Mesmo acometido de restrições físicas, eu tinha que continuar. Assim como milhares de brasileiros que procuram uma vida melhor, eu trabalhava durante o dia e estudava à noite.”
Ele conta que ainda na escola teve seu primeiro contato com a computação ao acompanhar o dia a dia do tio, que trabalhava com montagem e manutenção de computadores, e então começou a desenvolver o interesse pela área.
“Como muitos que pretendem trabalhar com tecnologia, comecei fazendo no meu próprio PC. A coisa evoluiu e, durante o dia, eu trabalhava com montagem e manutenção de computadores. Tive vários clientes, inclusive pequenos contratos com empresas.”
Apesar do trabalho, Pablo conta que não deixou os estudos de lado e, ao finalizar o ensino médio, começou a graduação na área. Mesmo com as dificuldades de saúde, foi um aluno de destaque no curso.
“No início ia trabalhar com infraestrutura. Depois, me apaixonei pela programação. O tempo foi passando e meu passado foi transformado em determinação. Fui me tornando um dos melhores alunos. Encontrei professores especiais que mudaram minha vida, me moldaram e fizeram de mim o que sou hoje como profissional. Fui monitor e, aos poucos, consegui superar os obstáculos.”
Sua dedicação e talento chamaram a atenção de um professor em especial, que o indicou para o estágio na Marinha do Brasil, algo que mudou de vez o curso de sua vida. Na Marinha pôde se desenvolver e de estagiário passou a técnico, depois a analista de sistemas e, por fim, prestou concurso para a carreira de Ciência e Tecnologia. Passou a trabalhar como servidor público federal, período em que também pôde realizar mestrado e doutorado pela UFRJ.
A partir de então, ele começou a colher os frutos, tornando-se referência na instituição na área de inteligência artificial e engenharia de software. Publicou um livro, artigos no Brasil e no exterior, e teve a oportunidade de liderar diversos projetos de alto grau de complexidade para os navios da Marinha do Brasil:
“São tantos projetos bacanas, que é difícil escolher o mais interessante. Por motivos pessoais, tenho muito carinho pelo Sistema de Controle de Propulsão da Corveta Barroso e o Sistema de Simulação e Treinamento Tático.”
A partir de 2011 começou a atuar como professor em instituições de ensino superior, e, por sua própria história de vida, ele acredita fielmente no poder transformador da educação:
“O meu maior orgulho são os meus alunos. Eu acredito no meu trabalho. Atualmente, tenho vários alunos trabalhando comigo na Marinha do Brasil. Assim como fizeram comigo, eu também procuro trabalhar com jovens empenhados e dispostos a mudar de vida.”
O professor Pablo também acredita no valor de uma educação humanizada:
“Como professor, prefiro uma metodologia focada em capacitar o aluno para os desafios que estão por vir. Mas acredito também em um relacionamento humanizado, sem julgamentos e preconceitos, pois nunca sabemos a história e as dificuldades que cada aluno passa. Entendo que é papel do educador escutar o aluno, entender suas motivações e suas dificuldades, provendo uma convivência propícia para o aprendizado.”
O conselho do professor para aqueles que estão iniciando agora a carreira em Tecnologia da Informação é que sejam resilientes, pois é bem possível que nem tudo saia como o planejado. Ele lembra também da importância de não negligenciar a própria saúde e nunca esquecer daqueles que te ajudaram a chegar onde está.
O professor Pablo iniciará neste semestre ministrando aulas no bloco Desenvolvimento Back-End, e está empolgado para iniciar essa nova etapa de sua vida junto ao nosso time.
Seja muito bem vindo, professor! Estamos muito felizes em tê-lo conosco. 🙂