{"id":8939,"date":"2018-08-17T15:16:51","date_gmt":"2018-08-17T18:16:51","guid":{"rendered":"https:\/\/infnet.edu.br\/estinew\/?p=8939"},"modified":"2018-08-17T15:16:51","modified_gmt":"2018-08-17T18:16:51","slug":"faculdade-42-10-dicas-para-professores-sobreviverem-em-2018","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdade.infnet.site\/faculdade-42-10-dicas-para-professores-sobreviverem-em-2018\/","title":{"rendered":"10 dicas para professores sobreviverem em 2018"},"content":{"rendered":"

1) Fuja dos anos 80<\/h3>\n

Nunca<\/strong>\u00a0fa\u00e7a piadas ou gracinhas que embutam machismo ou outros preconceitos. Mesmo que pare\u00e7a uma brincadeira inocente para voc\u00ea,\u00a0n\u00e3o fa\u00e7a<\/strong>. A sociedade de hoje, felizmente, n\u00e3o aceita mais esse tipo de comportamento.<\/p>\n

Se, assim como eu, voc\u00ea tamb\u00e9m j\u00e1 passou dos 40, resista aos anos 80 que moram em voc\u00ea.<\/p><\/blockquote>\n

O papel do professor \u00e9 acolher<\/strong>. Entre os alunos h\u00e1 t\u00e3o-somente pessoas – independentemente de idade, sexo, g\u00eanero, credo, orienta\u00e7\u00e3o sexual, necessidades espec\u00edficas, gostos musicais ou afinidades pol\u00edticas.\u00a0S\u00e3o seres humanos com um denominador em comum: est\u00e3o na sala de aula para aprender<\/strong>.<\/p>\n

Fuja das atitudes que afastam os alunos. N\u00e3o importa se funcionava no Xou da Xuxa: o tempo do politicamente incorreto em sala de aula acabou, goste voc\u00ea ou n\u00e3o.<\/p>\n

2) Seja brit\u00e2nico<\/h3>\n
<\/div>\n

A aula deve come\u00e7ar e terminar no hor\u00e1rio cravado:\u00a0nem um minuto antes ou depois<\/strong>.<\/p>\n

O bom professor\u00a0usa as ferramentas dispon\u00edveis<\/u>\u00a0para contornar o p\u00e9ssimo h\u00e1bito do aluno brasileiro de chegar depois da hora e sair mais cedo.\u00a0Mas que ferramentas s\u00e3o essas?<\/strong><\/p>\n

    \n
  1. A\u00a0escolha dos conte\u00fados<\/strong>\u00a0para come\u00e7ar a aula: se for imposs\u00edvel fazer os alunos chegarem na hora, ministre nos primeiros minutos conte\u00fados que n\u00e3o v\u00e3o atrapalhar a compreens\u00e3o do resto da aula.<\/li>\n
  2. O poder da “chamada<\/strong>“: use as presen\u00e7as, atrasos e faltas para melhorar a pontualidade dos alunos.<\/li>\n
  3. Pontos na prova:\u00a0desafios que ajudam na nota<\/strong>\u00a0podem ser dados nos primeiros ou \u00faltimos minutos da aula.<\/li>\n
  4. Conte\u00fados muito valorizados pelos alunos, mas que n\u00e3o atrapalhem o entendimento do resto da aula como, por exemplo, dicas especiais para a prova.<\/li>\n<\/ol>\n

    O mais importante \u00e9\u00a0criar o h\u00e1bito<\/strong>.<\/p>\n

    O atraso \u00e9 uma\u00a0bola de neve<\/u>: se voc\u00ea come\u00e7ar a aula 10 minutos depois do hor\u00e1rio, os alunos que se atrasavam 10 passam a atrasar 20.<\/p><\/blockquote>\n

    Se o professor libera mais cedo, os alunos come\u00e7am a contar com isso e programar suas vidas de acordo. \u00c9 preciso ser estrito nos hor\u00e1rios e\u00a0valorizar o tempo dos alunos pontuais<\/strong>.<\/p>\n

    E jamais fique enrolando durante a aula.\u00a0N\u00e3o use o tempo da chamada para bater papo com os alunos<\/u>. O tempo em sala \u00e9 precioso e as atividades burocr\u00e1ticas devem ser o mais \u00e1geis poss\u00edvel.<\/p>\n

    3) Foco nos alunos<\/h3>\n
    <\/div>\n

    Durante a aula, os alunos s\u00e3o sagrados:\u00a0n\u00e3o perca o foco neles<\/strong>. Responder e-mails, dar uma olhada no WhatsApp,\u00a0deix\u00e1-los trabalhando enquanto faz outra coisa \u00e9 heresia<\/u>.<\/p>\n

    Nunca pegue o celular em sala de aula.<\/p><\/blockquote>\n

    Muito cuidado para n\u00e3o dar aten\u00e7\u00e3o apenas para os alunos que gosta mais. O aluno mais quieto ou t\u00edmido pode ser o que precisa de seu apoio.<\/p>\n

    N\u00e3o use sempre os mesmos alunos como exemplo<\/strong>, nem tenha atitudes que possam parecer privil\u00e9gio, persegui\u00e7\u00e3o ou paquera.<\/p>\n

    4) Fuja da pol\u00eamica in\u00fatil<\/h3>\n
    <\/div>\n

    Se voc\u00ea \u00e9 colega do\u00a0Merl\u00ed<\/a>\u00a0e est\u00e1 ensinando filosofia, pode pular para a pr\u00f3xima dica. Mas, se a pol\u00eamica n\u00e3o for parte da disciplina, fuja dos assuntos que afastam os alunos de voc\u00ea.<\/p>\n

    Para ensinar a instalar bancos de dados, n\u00e3o fale de pol\u00edtica<\/strong>. Se voc\u00ea est\u00e1 ensinando algoritmos, n\u00e3o discuta futebol. N\u00e3o entre em pol\u00eamicas que n\u00e3o agreguem valor para sua disciplina.<\/p>\n

    Os alunos n\u00e3o querem saber se voc\u00ea vota no Bolsonaro ou no Boulos. Guarde para voc\u00ea.<\/p>\n

    Foco no\u00a0conte\u00fado<\/strong>\u00a0da disciplina!<\/p>\n

    Fuja tamb\u00e9m da pol\u00eamica em redes sociais.<\/strong>\u00a0N\u00e3o entre em discuss\u00f5es in\u00fateis no Facebook, especialmente com alunos. Use essas ferramentas com profissionalismo e seriedade.<\/p>\n

    5) Combine tudo antes<\/h3>\n
    <\/div>\n

    Previna-se dos maus entendidos,\u00a0combinando tudo com anteced\u00eancia<\/strong>. Acerte as regras com os alunos\u00a0no primeiro dia de aula<\/u>:<\/p>\n