{"id":8939,"date":"2018-08-17T15:16:51","date_gmt":"2018-08-17T18:16:51","guid":{"rendered":"https:\/\/infnet.edu.br\/estinew\/?p=8939"},"modified":"2018-08-17T15:16:51","modified_gmt":"2018-08-17T18:16:51","slug":"faculdade-42-10-dicas-para-professores-sobreviverem-em-2018","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdade.infnet.site\/faculdade-42-10-dicas-para-professores-sobreviverem-em-2018\/","title":{"rendered":"10 dicas para professores sobreviverem em 2018"},"content":{"rendered":"
Nunca<\/strong>\u00a0fa\u00e7a piadas ou gracinhas que embutam machismo ou outros preconceitos. Mesmo que pare\u00e7a uma brincadeira inocente para voc\u00ea,\u00a0n\u00e3o fa\u00e7a<\/strong>. A sociedade de hoje, felizmente, n\u00e3o aceita mais esse tipo de comportamento.<\/p>\n Se, assim como eu, voc\u00ea tamb\u00e9m j\u00e1 passou dos 40, resista aos anos 80 que moram em voc\u00ea.<\/p><\/blockquote>\n O papel do professor \u00e9 acolher<\/strong>. Entre os alunos h\u00e1 t\u00e3o-somente pessoas – independentemente de idade, sexo, g\u00eanero, credo, orienta\u00e7\u00e3o sexual, necessidades espec\u00edficas, gostos musicais ou afinidades pol\u00edticas.\u00a0S\u00e3o seres humanos com um denominador em comum: est\u00e3o na sala de aula para aprender<\/strong>.<\/p>\n Fuja das atitudes que afastam os alunos. N\u00e3o importa se funcionava no Xou da Xuxa: o tempo do politicamente incorreto em sala de aula acabou, goste voc\u00ea ou n\u00e3o.<\/p>\n A aula deve come\u00e7ar e terminar no hor\u00e1rio cravado:\u00a0nem um minuto antes ou depois<\/strong>.<\/p>\n O bom professor\u00a0usa as ferramentas dispon\u00edveis<\/u>\u00a0para contornar o p\u00e9ssimo h\u00e1bito do aluno brasileiro de chegar depois da hora e sair mais cedo.\u00a0Mas que ferramentas s\u00e3o essas?<\/strong><\/p>\n O mais importante \u00e9\u00a0criar o h\u00e1bito<\/strong>.<\/p>\n O atraso \u00e9 uma\u00a0bola de neve<\/u>: se voc\u00ea come\u00e7ar a aula 10 minutos depois do hor\u00e1rio, os alunos que se atrasavam 10 passam a atrasar 20.<\/p><\/blockquote>\n Se o professor libera mais cedo, os alunos come\u00e7am a contar com isso e programar suas vidas de acordo. \u00c9 preciso ser estrito nos hor\u00e1rios e\u00a0valorizar o tempo dos alunos pontuais<\/strong>.<\/p>\n E jamais fique enrolando durante a aula.\u00a0N\u00e3o use o tempo da chamada para bater papo com os alunos<\/u>. O tempo em sala \u00e9 precioso e as atividades burocr\u00e1ticas devem ser o mais \u00e1geis poss\u00edvel.<\/p>\n Durante a aula, os alunos s\u00e3o sagrados:\u00a0n\u00e3o perca o foco neles<\/strong>. Responder e-mails, dar uma olhada no WhatsApp,\u00a0deix\u00e1-los trabalhando enquanto faz outra coisa \u00e9 heresia<\/u>.<\/p>\n Nunca pegue o celular em sala de aula.<\/p><\/blockquote>\n Muito cuidado para n\u00e3o dar aten\u00e7\u00e3o apenas para os alunos que gosta mais. O aluno mais quieto ou t\u00edmido pode ser o que precisa de seu apoio.<\/p>\n N\u00e3o use sempre os mesmos alunos como exemplo<\/strong>, nem tenha atitudes que possam parecer privil\u00e9gio, persegui\u00e7\u00e3o ou paquera.<\/p>\n Se voc\u00ea \u00e9 colega do\u00a0Merl\u00ed<\/a>\u00a0e est\u00e1 ensinando filosofia, pode pular para a pr\u00f3xima dica. Mas, se a pol\u00eamica n\u00e3o for parte da disciplina, fuja dos assuntos que afastam os alunos de voc\u00ea.<\/p>\n Para ensinar a instalar bancos de dados, n\u00e3o fale de pol\u00edtica<\/strong>. Se voc\u00ea est\u00e1 ensinando algoritmos, n\u00e3o discuta futebol. N\u00e3o entre em pol\u00eamicas que n\u00e3o agreguem valor para sua disciplina.<\/p>\n Os alunos n\u00e3o querem saber se voc\u00ea vota no Bolsonaro ou no Boulos. Guarde para voc\u00ea.<\/p>\n Foco no\u00a0conte\u00fado<\/strong>\u00a0da disciplina!<\/p>\n Fuja tamb\u00e9m da pol\u00eamica em redes sociais.<\/strong>\u00a0N\u00e3o entre em discuss\u00f5es in\u00fateis no Facebook, especialmente com alunos. Use essas ferramentas com profissionalismo e seriedade.<\/p>\n Previna-se dos maus entendidos,\u00a0combinando tudo com anteced\u00eancia<\/strong>. Acerte as regras com os alunos\u00a0no primeiro dia de aula<\/u>:<\/p>\n Os alunos conciliam seus estudos com outras atividades e precisam conhecer as “regras do jogo” para se organizarem.<\/p><\/blockquote>\n Depois\u00a0envie as regras por escrito para os alunos<\/strong>, publicando em um documento Google online e tamb\u00e9m atrav\u00e9s do representante de turma. De tempos em tempos, lembre-os em sala de lerem o documento.<\/p>\n Ningu\u00e9m aguenta uma aula expositiva de duas horas. Vou repetir para fixar:<\/p>\n Ningu\u00e9m aguenta uma aula expositiva de duas horas.<\/p><\/blockquote>\n \u00c9 uma tortura.\u00a0S\u00f3 um ou outro aluno com muita capacidade de aten\u00e7\u00e3o aprender\u00e1 algo depois da primeira meia hora.<\/strong>\u00a0Esque\u00e7a esse formato: os alunos est\u00e3o acostumados com um mundo multitasking, cheio de interrup\u00e7\u00f5es.<\/p>\n N\u00e3o d\u00e1 para manter o formato das aulas das d\u00e9cadas passadas e esperar bons resultados.<\/p><\/blockquote>\n Mas como envolver os alunos? H\u00e1 boas t\u00e9cnicas e ferramentas dispon\u00edveis, como estes tr\u00eas exemplos:<\/p>\n Envolver a turma\u00a0n\u00e3o\u00a0<\/strong>\u00e9 perguntar “est\u00e1 todo mundo acompanhando?” ou “algu\u00e9m tem alguma d\u00favida?”<\/p><\/blockquote>\n Durante todo o tempo em que os alunos est\u00e3o envolvidos com exerc\u00edcios, \u00e9 papel do professor estar\u00a0atento e acompanhando-os<\/strong>. Nem pense em pegar no celular. Circule, tire d\u00favidas, apoie os alunos e limite as conversas paralelas.<\/p>\n As turmas podem viver em realidades muito distintas.\u00a0O conte\u00fado da aula s\u00f3 vai tocar os alunos se fizer sentido em suas vidas<\/strong>.<\/p>\n Descubra o que cada aluno gosta, onde mora e o que faz al\u00e9m de estudar. Use a informa\u00e7\u00e3o para oferecer exemplos envolventes,\u00a0mas sempre com o cuidado de evitar estigmatiz\u00e1-los com estere\u00f3tipos<\/strong>.<\/p>\n Sentir-se pertencendo ao grupo far\u00e1 com que prestem aten\u00e7\u00e3o \u00e0s aulas e aprendam mais.<\/p>\n Outra adapta\u00e7\u00e3o essencial \u00e9 para atender aos alunos mais avan\u00e7ados<\/strong>. Afinal, em quase toda turma h\u00e1 alunos que est\u00e3o muito \u00e0 frente dos demais.<\/p>\n Nestes casos,\u00a0n\u00e3o espere o aluno reclamar do ritmo da aula<\/u>. Tome a iniciativa: pegue alguns livros que voc\u00ea conhe\u00e7a bem na biblioteca e chame o aluno prod\u00edgio para conversar no final da aula. Explique que voc\u00ea precisa manter um certo ritmo para que os outros alunos consigam acompanhar a aula, mas que ele pode ir al\u00e9m estudando os livros indicados. Combine alguns prazos e desafios, caso o aluno esteja confort\u00e1vel.<\/p>\n A institui\u00e7\u00e3o conta com voc\u00ea como\u00a0parte do time<\/strong>. Nunca tire o corpo fora. Se um aluno tem um problema,\u00a0mesmo que n\u00e3o seja um problema que voc\u00ea pode resolver sozinho, ajude-o<\/u>.<\/p>\n Voc\u00ea pode orient\u00e1-lo; ou pode ajud\u00e1-lo a enviar um e-mail relatando o problema; ou acompanh\u00e1-lo na secretaria; ou ainda acionar as pessoas certas.<\/p>\n Seu apoio \u00e9 \u00fatil ainda que n\u00e3o seja a solu\u00e7\u00e3o do problema.<\/p><\/blockquote>\n Jogue no time.\u00a0Mesmo que voc\u00ea n\u00e3o possa fazer o gol, passe a bola para o colaborador que pode<\/strong>. N\u00e3o chute para fora de campo.<\/p>\n N\u00e3o adianta lutar contra as redes sociais e os smartphones<\/strong>. \u00c9 uma batalha ingl\u00f3ria.<\/p>\n Use as ferramentas a seu favor:<\/p>\n Estabele\u00e7a os limites e mantenha-se firme. \u00c9 inaceit\u00e1vel que um aluno plagie ou cole.<\/p>\n O caminho mais f\u00e1cil para o professor, que \u00e9 fazer vista grossa para o problema, \u00e9 inaceit\u00e1vel<\/u>. O professor que aceita pl\u00e1gio torna-se correspons\u00e1vel pela desvaloriza\u00e7\u00e3o do diploma dos alunos que estudaram e aprenderam.<\/p>\n Comprar a briga pela \u00e9tica nas institui\u00e7\u00f5es de ensino \u00e9 trabalhoso, mas \u00e9 a forma de cada professor ajudar a construir uma cultura melhor em nosso pa\u00eds.<\/p>\n Nos \u00faltimos 25 anos, ministrei aulas para mais de 350 turmas de cursos livres e MBAs. Esse artigo reflete minhas experi\u00eancias em sala de aula e como Pr\u00f3-Reitor do\u00a0<\/em>Instituto Infnet<\/em><\/a>. \u00c9 um texto vivo: se voc\u00ea discorda de algo ou acredita que eu esqueci de algum ponto importante, fa\u00e7a seu coment\u00e1rio e eu terei prazer em debater, corrigir ou acrescentar.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" 1) Fuja dos anos 80 Nunca\u00a0fa\u00e7a piadas ou gracinhas que embutam machismo ou outros preconceitos. Mesmo que pare\u00e7a uma brincadeira inocente para voc\u00ea,\u00a0n\u00e3o fa\u00e7a. A sociedade de hoje, felizmente, n\u00e3o aceita mais esse tipo de comportamento. Se, assim como eu, voc\u00ea tamb\u00e9m j\u00e1 passou dos 40, resista aos anos 80 que moram em voc\u00ea. O […]<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":8940,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":"","footnotes":""},"categories":[1],"tags":[378,133,131,126,94],"class_list":["post-8939","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-vida-na-escola","tag-dicas","tag-graduacao","tag-instituto-infnet","tag-pos-graduacao","tag-vida-de-professor"],"yoast_head":"\n2) Seja brit\u00e2nico<\/h3>\n
\n
3) Foco nos alunos<\/h3>\n
4) Fuja da pol\u00eamica in\u00fatil<\/h3>\n
5) Combine tudo antes<\/h3>\n
\n
6) Mantenha os alunos participando<\/h3>\n
\n
7) Adapte suas aulas<\/h3>\n
\n
8) Nunca jogue contra o time<\/h3>\n
9) Use a tecnologia a seu favor<\/h3>\n
\n
10) Compre a briga pela \u00e9tica<\/h3>\n