{"id":7999,"date":"2018-08-28T11:46:07","date_gmt":"2018-08-28T14:46:07","guid":{"rendered":"https:\/\/infnet.edu.br\/estinew\/?p=7999"},"modified":"2018-08-28T11:46:07","modified_gmt":"2018-08-28T14:46:07","slug":"faculdade-52-coding-dojo-sabe-o-que-significa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdade.infnet.site\/faculdade-52-coding-dojo-sabe-o-que-significa\/","title":{"rendered":"Coding Dojo, sabe o que significa?"},"content":{"rendered":"
O que estes alunos est\u00e3o fazendo? Por que n\u00e3o est\u00e3o sentados?<\/p>\n
Nas palavras da professora Thais Viana:<\/p>\n
“N\u00f3s fazemos uma din\u00e2mica chamada Coding Dojo. Temos um desafio e dividimos ele em mini tarefas. Todo mundo da classe colabora na mesma solu\u00e7\u00e3o e o c\u00f3digo fica no computador ligado ao projetor.<\/p>\n
Um aluno pilota (digita o c\u00f3digo) e outro aluno copilota (vai pensando, dando dicas e conversando e explicando pra turma o que est\u00e3o fazendo).<\/p>\n
Cada rodada dura sete minutos. A\u00ed o piloto sai, o copiloto vira piloto e um aluno novo entra como copiloto. Dessa forma, todos os alunos est\u00e3o contribuindo para a mesma solu\u00e7\u00e3o e a turma participa em peso. O m\u00e9todo tamb\u00e9m aumenta tamb\u00e9m a motiva\u00e7\u00e3o, por exigir aten\u00e7\u00e3o permanente.<\/p>\n
A din\u00e2mica tem funcionado de forma excelente. Estamos construindo um site por aula e subindo para o Github da classe, onde os alunos podem contribuir de casa, quando aprendem coisas novas e, muitas vezes, trazem para a aula seguinte.<\/p>\n
Todas as aulas, nesta classe, seguem esse formato. Os alunos adoram e aprendem mais. Abro a sala de aula e os alunos j\u00e1 est\u00e3o decidindo quem vai come\u00e7ar programando. E todo mundo se sente um pouco professor tamb\u00e9m.<\/p>\n
Tenho gostado muito, tanto dos alunos quanto do funcionamento de Dojos em sala de aula.”<\/p>\n
Parab\u00e9ns, prof. Thais! Modelos inovadores e participativos s\u00e3o essenciais para a gente tirar a educa\u00e7\u00e3o do s\u00e9culo passado.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O que estes alunos est\u00e3o fazendo? Por que n\u00e3o est\u00e3o sentados? Nas palavras da professora Thais Viana: “N\u00f3s fazemos uma din\u00e2mica chamada Coding Dojo. Temos um desafio e dividimos ele em mini tarefas. Todo mundo da classe colabora na mesma solu\u00e7\u00e3o e o c\u00f3digo fica no computador ligado ao projetor. Um aluno pilota (digita o […]<\/p>\n","protected":false},"author":54,"featured_media":8014,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":"","footnotes":""},"categories":[1],"tags":[64,57,60,65],"class_list":["post-7999","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-vida-na-escola","tag-coding-dojo","tag-engenharia-de-software","tag-faculdade-de-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas","tag-professores"],"yoast_head":"\n