{"id":36545,"date":"2023-10-18T15:52:42","date_gmt":"2023-10-18T18:52:42","guid":{"rendered":"https:\/\/faculdadeinfnet.com.br\/?p=36545"},"modified":"2024-02-15T15:46:07","modified_gmt":"2024-02-15T18:46:07","slug":"bate-papo-com-o-prof-andre-ormastroni","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdade.infnet.site\/bate-papo-com-o-prof-andre-ormastroni\/","title":{"rendered":"Bate-papo com o professor Andr\u00e9 Ormastroni"},"content":{"rendered":"\t\t
O envolvimento do professor Andr\u00e9 Ormastroni com o mundo da tecnologia come\u00e7ou muito cedo, quando, ao visitar a casa de um colega de escola, ele teve o seu primeiro contato com um computador.<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u201cEra muito incomum em meados dos anos 80, ver computadores em casa. Eu fiquei fascinado pela m\u00e1quina e com como ela conseguia rodar programas e jogos atrav\u00e9s de softwares gravados em fitas K7. Aquilo era o m\u00e1ximo e despertou muito a minha curiosidade: eu queria estudar e conhecer como funcionavam aquelas m\u00e1quinas.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Foi essa curiosidade que conduziu sua jornada profissional, o levando a concluir o curso t\u00e9cnico de Processamento de Dados e depois ingressar na gradua\u00e7\u00e3o em Ci\u00eancia da Computa\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u00a0<\/b><\/p> \u201cO mundo da TI exige que voc\u00ea estude e se especialize em m\u00e9todos, ferramentas e novas tecnologias o tempo todo, porque o ciclo de novas tecnologias \u00e9 muito r\u00e1pido. Ent\u00e3o desde que me formei na faculdade nunca parei de estudar. A forma\u00e7\u00e3o que me demandou mais esfor\u00e7o e dedica\u00e7\u00e3o foi o mestrado em Engenharia de Computa\u00e7\u00e3o. Atualmente, estou finalizando mais um MBA.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t \u00a0<\/span><\/p> H\u00e1 mais de 15 anos o professor Andr\u00e9 \u00e9 funcion\u00e1rio da Petrobras. Ele trabalha atualmente na \u00e1rea de intelig\u00eancia, desenvolvendo projetos anal\u00edticos para detec\u00e7\u00e3o de fraudes.<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u201cO \u00faltimo projeto foi o mais interessante. Meu time desenvolveu um mecanismo de detec\u00e7\u00e3o de ind\u00edcios de fraude em licita\u00e7\u00f5es atrav\u00e9s de t\u00e9cnicas anal\u00edticas em grafos.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Apesar do trabalho corporativo, ele sempre teve vontade de ser professor, e desde 2019 atua na gradua\u00e7\u00e3o e na p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o do Infnet em disciplinas relacionadas \u00e0 Ci\u00eancia de Dados e Engenharia de Software.<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u201cNa faculdade, muitos amigos me procuravam para ajud\u00e1-los nos estudos e nas provas. A experi\u00eancia de passar o conhecimento para outras pessoas me instigava a conhecer bem o conte\u00fado t\u00e9cnico para destrinch\u00e1-lo de maneira simples. Esse sentimento de apoiar os colegas a conseguirem ser bem sucedidos nas provas me fazia muito bem e a transi\u00e7\u00e3o para me tornar professor foi natural. Ao longo do mestrado recebi convites de algumas universidades para lecionar, aceitei e o bichinho da doc\u00eancia me mordeu: nunca mais parei de lecionar, agora no Infnet.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Sobre seus alunos no Infnet, ele fez elogios:<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u201cO n\u00edvel dos alunos \u00e9 muito bom, muitos deles j\u00e1 est\u00e3o empregados ou fazendo est\u00e1gio, o que os coloca em sala de aula j\u00e1 com alguma experi\u00eancia pr\u00e1tica e sedentos por aprender mais. Aprendo o tempo todo com eles tamb\u00e9m. Tem sido uma experi\u00eancia bem enriquecedora e diferente do que j\u00e1 vivi em outros lugares. O ambiente \u00e9 \u00f3timo para trabalhar. Os coordenadores, funcion\u00e1rios, colegas docentes, enfim, todos s\u00e3o engajados e est\u00e3o ali dispon\u00edveis para se apoiarem quando necess\u00e1rio, de forma muito cordial e colaborativa.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Ele conta ainda um pouco sobre os projetos dos alunos, onde conseguem aplicar as ideias e conceitos das disciplinas em problemas reais e contextualizados no seu escopo profissional. S\u00e3o projetos que nascem nas disciplinas e depois voltam para as empresas onde eles atuam. Eles muitas vezes comentam que o projeto foi elogiado, ou que aquele projeto serviu para uma promo\u00e7\u00e3o. Segundo o professor,\u00a0 ver o sucesso dos alunos \u00e9 uma das maiores recompensas.<\/span><\/p> Quando perguntado sobre a tecnologia mais quente da \u00e1rea para a empregabilidade, ele destaca a programa\u00e7\u00e3o em Python.\u00a0<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u201cN\u00e3o diria que \u00e9 a mais quente, mas sim a mais abrangente, aquela que pode te abrir portas para v\u00e1rios perfis profissionais diferentes: programa\u00e7\u00e3o em Python. Seja como desenvolvedor front, back ou cientista de dados, os conhecimentos de programa\u00e7\u00e3o em Python s\u00e3o importantes em qualquer lugar.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Por fim, o professor aconselha os alunos sobre a import\u00e2ncia de nunca pararem de estudar e manterem a mente aberta.\u00a0<\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t \u201cSe tornem especialistas naquelas tecnologias que s\u00e3o a sua paix\u00e3o, ou que voc\u00ea quer seguir, mas n\u00e3o abandonem o resto: sejam generalistas no mundo da TI, com uma vis\u00e3o m\u00ednima conceitual sobre tudo. Profissionais mais completos s\u00e3o mais vers\u00e1teis e, consequentemente, mais valorizados do que especialistas de nicho.\u201d<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O envolvimento do professor Andr\u00e9 Ormastroni com o mundo da tecnologia come\u00e7ou muito cedo, quando, ao visitar a casa de um colega de escola, ele teve o seu primeiro contato com um computador. \u201cEra muito incomum em meados dos anos 80, ver computadores em casa. Eu fiquei fascinado pela m\u00e1quina e com como ela conseguia […]<\/p>\n","protected":false},"author":45,"featured_media":38594,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":"","footnotes":""},"categories":[1],"tags":[62,131],"class_list":["post-36545","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-vida-na-escola","tag-historias-de-sucesso","tag-instituto-infnet"],"yoast_head":"\n