{"id":2628,"date":"2018-05-07T19:14:10","date_gmt":"2018-05-07T22:14:10","guid":{"rendered":"https:\/\/infnet.edu.br\/estinew\/?p=2628"},"modified":"2018-05-07T19:14:10","modified_gmt":"2018-05-07T22:14:10","slug":"faculdade-04-premio-hackathon","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faculdade.infnet.site\/faculdade-04-premio-hackathon\/","title":{"rendered":"Premia\u00e7\u00e3o Hackathon"},"content":{"rendered":"
[vc_row css=”%7B%22default%22%3A%7B%22margin-top%22%3A%22100px%22%2C%22margin-bottom%22%3A%22100px%22%7D%7D”][vc_column css=”%7B%22default%22%3A%7B%22color%22%3A%22%23636363%22%7D%7D”][vc_column_text css=”%7B%22default%22%3A%7B%22background-color%22%3A%22%23ffffff%22%7D%7D”]Premia\u00e7\u00e3o Hackathon<\/strong><\/p>\n A Maratona Maker Petrobras foi realizada na Rio2C, evento de cultura, tecnologia e inova\u00e7\u00e3o, no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de abril. Durante dois dias foram reunidos cinco grupos, com pessoas de diferentes forma\u00e7\u00f5es, para uma jornada no universo da \u201ccultura maker\u201d. Cada grupo foi desafiado a desenvolver um projeto, mostrando que a alian\u00e7a entre curiosidade, conhecimento e tecnologia pode ressignificar objetos do cotidiano e transform\u00e1-los em algo diferente.<\/p>\n Dentre os participantes do grupo vencedor estava a aluna d\u200ba Gradua\u00e7\u00e3o de Engenharia d\u200be\u200b Computa\u00e7\u00e3o\u200b do Instituto Infnet\u200b Yasmin Farias. A equipe apresentou o projeto de um produto que trouxesse gamifica\u00e7\u00e3o para o tratamento de fisioterapia, o qual tinha como objetivo auxilia\u200br\u200b no tratamento de fisioterapia para pacientes que sofreram algum tipo de acidente e precisam recuperar seus movimentos.<\/p>\n O FisioGame, utiliza sensores para captar os movimentos do bra\u00e7o do usu\u00e1rio e integra exerc\u00edcios de fisioterapia ao jogo de computador Flappy Bird, em que o desafio \u00e9 conduzir um p\u00e1ssaro em meio a diferentes obst\u00e1culos. Componentes eletr\u00f4nicos presos ao bra\u00e7o do usu\u00e1rio capturam os movimentos da articula\u00e7\u00e3o e convertem esses movimentos em dados, que em seguida s\u00e3o transformados em cliques de mouse. Quanto mais contra\u00eddo o bra\u00e7o da pessoa, maior a frequ\u00eancia de cliques\u200ae batidas de asa do p\u00e1ssaro no jogo.<\/p>\n Yasmin relata que desde o brainstorming at\u00e9 a parte de desenvolvimento e montagem da articula\u00e7\u00e3o, ela lembrava dos ensinamentos dos professores do Infnet, principalmente na montagem de um bom tema e na import\u00e2ncia de realizar algo que agregue \u00e0 sociedade.”Nunca havia desenvolvido um game e, sem nenhuma d\u00favida, ter aprendido com os professores a nos adaptarmos \u00e0s diferentes linguagens e IDEs durante o desenvolvimento de software de um produto me ajudou bastante na curva de aprendizado da Unity3D. Fiz um jogo completo em menos de oito horas sem nunca ter desenvolvido algo do tipo antes.” – diz a aluna.<\/p>\n Com apenas 3 minutos a equipe vencedora consegui\u200bu\u200b apresentar sua ideia brilhantemente e levar para casa a premio de dez mil reais. O grupo pretende amadurecer a ideia e lev\u00e1-la adiante j\u00e1 que a experiencia abriu diversas oportunidades para eles, tiveram a oportunidade de visitar o laborat\u00f3rio de rob\u00f3tica da Petrobr\u00e1s e integrarem a organiza\u00e7\u00e3o de um Hackathon de tecnologias assistivas o qual ocorrer\u00e1 em \u200bn\u200bovembro.<\/p>\n “\u00c9 surpreendente o esp\u00edrito do Hackathon. A Maratona Maker Petrobras da Rio2C foi a minha primeira experi\u00eancia desse tipo e parece que eu estou sonhando at\u00e9 agora\u200b.\u200b Eu me inscrevi sozinha pensando em conhecer pessoas e colocar em pr\u00e1tica o meu conhecimento de forma criativa e inovadora, mas n\u00e3o sabia que iria t\u00e3o longe\u200b.\u200b Ningu\u00e9m do grupo se conhecia. Nos formamos ali na hora, adaptamos nossas ideias pr\u00e9vias, fizemos acontecer e foi m\u00e1gico! Quero terminar dizendo \u00e0s meninas para nunca deixarem que ningu\u00e9m diga que n\u00e3o s\u00e3o capazes de fazer alguma coisa ou serem diminu\u00eddas. Voc\u00eas n\u00e3o s\u00e3o burras por serem meninas, s\u00e3o mais do que capazes\u200b.\u200b Eu acredito em cada uma e luto por n\u00f3s, da tecnologia ou n\u00e3o! Voc\u00eas n\u00e3o est\u00e3o sozinhas!” – descreve Yasmin Farias.[\/vc_column_text][\/vc_column][\/vc_row]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" [vc_row css=”%7B%22default%22%3A%7B%22margin-top%22%3A%22100px%22%2C%22margin-bottom%22%3A%22100px%22%7D%7D”][vc_column css=”%7B%22default%22%3A%7B%22color%22%3A%22%23636363%22%7D%7D”][vc_column_text css=”%7B%22default%22%3A%7B%22background-color%22%3A%22%23ffffff%22%7D%7D”]Premia\u00e7\u00e3o Hackathon A Maratona Maker Petrobras foi realizada na Rio2C, evento de cultura, tecnologia e inova\u00e7\u00e3o, no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de abril. Durante dois dias foram reunidos cinco grupos, com pessoas de diferentes forma\u00e7\u00f5es, para uma jornada no universo da \u201ccultura maker\u201d. 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