{"id":21819,"date":"2022-02-14T15:37:55","date_gmt":"2022-02-14T18:37:55","guid":{"rendered":"https:\/\/www.infnet.edu.br\/esti\/?page_id=21819"},"modified":"2024-07-17T15:44:00","modified_gmt":"2024-07-17T18:44:00","slug":"metodologia-de-ensino","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/faculdade.infnet.site\/metodologia-de-ensino\/","title":{"rendered":"Metodologia de Ensino"},"content":{"rendered":"\t\t
Durante a faculdade, voc\u00ea aprende o tempo todo realizando projetos.<\/strong> Praticamos o Aprendizado Baseado em Projetos, do ingl\u00eas Project Based Learning (PBL). Trata-se de uma metodologia inovadora<\/strong>, cada vez mais usada no mundo. Ela d\u00e1 ao aluno autonomia<\/strong>, na medida em que aprende desenvolvendo seu projeto. Tamb\u00e9m orienta o aprendizado para a constru\u00e7\u00e3o<\/strong>, para o desenvolvimento<\/strong>, para a cria\u00e7\u00e3o de solu\u00e7\u00f5es<\/strong>, tornando-o mais pr\u00e1tico.\u00a0 Trabalhando em projetos voc\u00ea tamb\u00e9m desenvolve compet\u00eancias interpessoais e a criatividade<\/strong>. Oferece a oportunidade de aprender com desafios do mundo real<\/strong>, similares aos que ele encontrar\u00e1 no mercado de trabalho, aumentando a reten\u00e7\u00e3o das compet\u00eancias e conceitos aprendidos.<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t Elementos-chave do processo<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t Ao inv\u00e9s de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fra\u00e7\u00e3o dela atrav\u00e9s de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios dif\u00edceis para os alunos resolverem, com a apresenta\u00e7\u00e3o de alguns conceitos para apoi\u00e1-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam<\/strong>. \u00c9 uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organiza\u00e7\u00e3o.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t Cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver<\/strong>, de dificuldade compat\u00edvel com os desafios reais da profiss\u00e3o. Pelos dos projetos, \u00e9 poss\u00edvel<\/strong> integrar conhecimentos<\/strong> que no modelo tradicional s\u00e3o tratados apenas isoladamente.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t Os projetos s\u00e3o desafios similares aos encontrados no mercado de trabalho<\/strong>, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t Os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de informa\u00e7\u00f5es, a qualidade do trabalho e os obst\u00e1culos encontrados, al\u00e9m de darem e receberem feedback<\/em> como parte de seu aprendizado. Estudos da ci\u00eancia da educa\u00e7\u00e3o mostram que praticando e tendo feedbacks sistem\u00e1ticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conte\u00fados. No m\u00e9todo, s\u00e3o trabalhadas compet\u00eancias necess\u00e1rias para o mercado de hoje, como o pensamento cr\u00edtico, criativo e a percep\u00e7\u00e3o de que existem v\u00e1rias maneiras para a realiza\u00e7\u00e3o de uma tarefa<\/strong>.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Trata-se do Aprendizado Baseado\u00a0 em Compet\u00eancias, do ingl\u00eas Competency Based Learning (CBL)<\/em>. \u00c9 trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conte\u00fados que o aluno deve aprender, pelas compet\u00eancias que o aluno deve desenvolver para exercer sua profiss\u00e3o no mercado de trabalho. O aprendizado durante o curso \u00e9 orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas compet\u00eancias<\/strong>. E no Infnet, essas compet\u00eancias s\u00e3o sempre trabalhadas dentro de projetos, o que as torna ainda mais reais e aplicadas.<\/p> Quando um curso no modelo CBL \u00e9 desenvolvido, os educadores n\u00e3o come\u00e7am a preparar um plano de aula baseado na escolha de conte\u00fados e leituras. Em vez disso, come\u00e7am por identificar as compet\u00eancias necess\u00e1rias para a atua\u00e7\u00e3o do profissional<\/strong> e, em seguida, selecionam os materiais e atividades para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Infnet, que usa paralelamente o m\u00e9todo de aprendizado por projetos, normalmente esses materiais s\u00e3o atividades pr\u00e1ticas, e n\u00e3o apenas leituras e v\u00eddeos<\/strong>.<\/p> O aluno progride no curso na medida em que adquire novas compet\u00eancias e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de compet\u00eancias necess\u00e1rias para a nova profiss\u00e3o<\/strong>. Esse modelo \u00e9 muito mais alinhado com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais compet\u00eancias o profissional formado domina.<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\tO QUE \u00c9 CBL<\/b>?<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
PONTOS ESSENCIAIS DO CBL:<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t